Missão do Banco Mundial visita empreendimentos da agricultura familiar na Bahia - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

Bahia

Missão do Banco Mundial visita empreendimentos da agricultura familiar na Bahia

22 de Outubro de 2015 | 16h 18
Missão do Banco Mundial visita empreendimentos da agricultura familiar na Bahia
Monitorar e avaliar as ações do projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), esses são alguns dos objetivos da Missão do Banco Mundial que está sendo realizada até esta sexta-feira (23), em Salvador e nos municípios de Tucano e Serrinha, localizados no Território de Identidade Sisal. 
 
Entre as atividades da missão, que também tem a finalidade de avaliar as primeiras etapas dos editais lançados no último mês de agosto, estava a realização de visita de campo à Unidade de Beneficiamento de Cooperativa de Apicultores de Tucano (Cooapit). De acordo com o presidente da Cooapit, Antônio José Bittencourt, os apicultores cooperados já conseguem ver os resultados com a chegada dos investimentos do
Governo do Estado, a partir de um acordo de cooperação com o Banco Mundial para a apicultura. 
 
O Armazém da Agricultura Familiar, localizado no município de Serrinha, foi o segundo empreendimento a ser visitado. A Central de Comercialização e Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Arco Sertão Central) é a responsável pela gestão da unidade. Durante a visita, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da história, estrutura e organização do armazém, que fornece produtos da agricultura familiar de cooperados e não cooperados, a exemplo de geleias, doces, queijos, carnes de ovino e caprino, leite, café, mel, castanhas, entre outros produtos, tanto para o consumidor final, que visita o espaço, como para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), entre outras ações. 
 
Foi realizada ainda, no município de Serrinha, a visita à Cooperativa de Crédito ASCOOB, que possui um número de 50.815 associados. A diretoria da ASCOOB apresentou a estrutura, departamentos e ações da cooperativa de crédito, que é responsável pela abertura de diversas linhas de crédito, assistência técnica e acompanhamento, em todas as etapas da execução dos projetos financiados, especialmente, de agricultores familiares, público alvo do Bahia Produtiva.
 
A gerente de projetos do Banco Mundial, no Brasil, Fátima Amazonas, apresentou as ações do Banco relacionadas ao projeto Bahia Produtiva, além de falar do projeto e de como ele está sendo executado, por meio de chamadas públicas e manifestação de interesse. 
 
A gerente de projetos fez um balanço positivo da visita aos empreendimentos e parabenizou as iniciativas, destacando que as organizações estão na condição e perfil estabelecidos pelo projeto. “Foi muito positivo conhecer esses empreendimentos, pelo trabalho que realizam, governança, gestão e pela articulação com outras organizações não governamentais e com o setor privado. Todos estão de parabéns pelas iniciativas”, afirmou Fátima Amazonas. 

FONTE: SECOM-BA



Bahia LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje