Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • (75) 9707-1234
  • Feira de Santana, s�bado, 14 de fevereiro de 2026

César Oliveira

A peleja de Trump com o Brasil

11 de Julho de 2025 | 20h 08
A peleja  de Trump com o  Brasil

Um evento como a taxação de 50% imposta por Trump- um populista inescrupuloso com instinto totalitarista- ao Brasil não acontece por uma única razão e sim por combinação de fatores. Atribuir essa  ação  exclusivamente à defesa de Bolsonaro é superestimar o poder do ex-presidente, que não chega a essa dimensão nem entre os bolsonaristas mais ferrenhos, mas foi uma ótima cortina de fumaça. Trump não faz isso por ninguém.

O que aconteceu é que Lula vem de forma reiterada exercendo um antiamericanismo juvenil. Ele chamou Trump de nazista, apoiou o Hamas, condenou Israel, defendeu o Irã condenando os EUA pelos ataques, recebeu navios de guerra do Irã no Rio de Janeiro. Além disso, é francamente a favor de Putin, condenado como criminoso de guerra – inclusive equiparando a Ucrânia ao invasor-  sendo o único líder ocidental presente as comemorações da Segunda Guerra em Moscou, onde fez figuração ao lado de vários ditadores.   

Ao lado disso, defende Cristina Kirchner, na Argentina, ofendendo a Justiça Argentina; apoia Maduro na Venezuela, e mandou avião da FAB  buscar a ex-primeira dama do Peru condenada por corrupção. Ou seja, Lula deixa explícito suas escolhas e seu perfil, sempre contrariando os interesses americanos.

Evidente que as decisões  do STF- fora de controle e eivado de arbitrariedades- com  punições de empresas americanas, assim como ataques a Musk, inclusive por Janja, fizeram composição do caldo da reação. O discurso Bolsonarista com sua extrema direita  capacha de  Tio Sam, serviram para calibrar o exagero das tarifas.

O ponto crítico, no entanto,  que irritou Trump foi o discurso de Lula no BRICS propondo a criação de uma moeda alternativa ao dólar. Ou seja: uma facada direta no poder americano. O ministro das Relações Exteriores da Rússia  já afirmou publicamente que a ideia da moeda foi de Lula.

Bolsonaro serviu como bode expiatório conveniente para Trump reagir ao que acha um desafio ao seu poder pelo presidente brasileiro que vive de fazer o jogo de boneco de ventríloquo de Rússia e China.

Enfim, as ações do STF de censura, violações do devido processo legal, ataques a empresas americanas, associado às posições políticas de Lula, causaram o furor de Trump. O bolsonarismo lhe deu o cavalo para montar e não dizer que ataca uma Suprema Corte ou um presidente legalmente eleito. 



César Oliveira LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje