São João do Reencontro 2025 movimenta a economia criativa e fortalece os bastidores da festa - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sábado, 19 de julho de 2025

Emanuela Sampaio

São João do Reencontro 2025 movimenta a economia criativa e fortalece os bastidores da festa

04 de Julho de 2025 | 14h 26

Projeto patrocinado pela Petrobras valoriza trabalhadores locais e impulsiona a cadeia produtiva informal em 27 municípios baianos

São João do Reencontro 2025 movimenta a economia criativa e fortalece os bastidores da festa

O São João do Reencontro 2025 mostra que a força da cultura não está apenas nos palcos iluminados, mas também nos bastidores onde milhares de pessoas trabalham para tornar a festa possível. Realizado pela Agência Pira, com patrocínio da Petrobras e apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), o projeto reafirma seu papel como agente de fomento à economia criativa e local, gerando renda e oportunidades para profissionais de diferentes segmentos.

Com presença em 27 municípios da Bahia, o São João do Reencontro impacta diretamente costureiras, cenógrafos, marceneiros, eletricistas, montadores de palco, operadores de som e luz, motoristas, vendedores ambulantes, artesãos, técnicos de produção, profissionais da limpeza, seguranças, cozinheiras, produtores de alimentos típicos, bordadeiras, entre outros. Toda uma engrenagem que vai muito além da programação artística – e que mantém viva a cadeia cultural e econômica das festas juninas, contribuindo para a geração de renda para as famílias, muitas vezes representando uma parte significativa da receita anual destas.

Ao fomentar o trabalho de centenas de profissionais da cadeia produtiva informal, o projeto promove geração de renda nas cidades de Abaíra, Alagoinhas, Almadina, Amargosa, Brumado, Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Camaçari, Castro Alves, Catu, Cícero Dantas, Cipó, Coaraci, Conceição do Almeida, Entre Rios, Euclides da Cunha, Fátima, Heliópolis, Itabuna, Itaju do Colônia, Madre de Deus, Nova Soure, Ribeira do Amparo, Santo Antônio de Jesus, São Felipe, Sapeaçu e Tucano. Além do impacto direto na economia local, o projeto também incentiva o consumo de produtos e serviços regionais, ativa redes de fornecedores e estimula a circulação de capital dentro das próprias comunidades.

O São João do Reencontro é, portanto, mais do que uma celebração: é um motor de desenvolvimento territorial. Ao investir na base que sustenta a festa, o projeto fortalece não só a cultura, mas também a autonomia financeira, a dignidade e a valorização do fazer popular.

 Esclarecemos que o presente projeto está enquadrado na Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (Lei nº 8.313, de 23 de dezembro de 1991 - Lei Rouanet), regulamentada pelo Decreto nº 11.453, de 23 de março de 2023, e pelas Instruções Normativas MINC nº 11, de 30 de janeiro de 2024 e MINC nº 23, de 05 de fevereiro de 2025, tendo sido objeto de aprovação pelo Ministério da Cultura (PRONAC nº 252261), intermédio da Portaria SEFIC/MINC no 305, de 2 de maio de 2024.




Emanuela Sampaio LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje