Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sbado, 19 de julho de 2025

Economia

Brasil amplia mistura de biocombustíveis a partir de agosto e gasolina pode ficar mais barata

25 de Junho de 2025 | 16h 32
Brasil amplia mistura de biocombustíveis a partir de agosto e gasolina pode ficar mais barata
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A partir de 1º de agosto, entra em vigor em todo o país uma nova proporção de biocombustíveis misturados aos combustíveis fósseis. A medida foi anunciada nesta quarta-feira (25) pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), ligado ao governo federal.

Com a mudança, a gasolina passará a conter 30% de etanol — aumento em relação ao índice atual de 27%. No caso do diesel, o percentual de biodiesel na mistura sobe de 14% para 15%.

A decisão surge em meio a tensões geopolíticas, como o conflito entre Irã e Israel, que elevam o risco de desabastecimento global e pressionam o mercado internacional de petróleo. Diante desse cenário, o governo busca fortalecer a segurança energética nacional.

Durante o evento “Combustível do Futuro chegou: E30 e B15”, realizado em Brasília, o secretário nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Pietro Mendes, destacou que a medida também pode gerar impacto positivo no bolso do consumidor.

“Estamos observando uma volatilidade de preço muito grande e risco de ruptura nas cadeias globais de abastecimento. Essa decisão fortalece a segurança energética do Brasil”, afirmou.

Segundo ele, a nova proporção de etanol na gasolina (E30) pode reduzir o valor nas bombas em até R$ 0,11 por litro, uma vez que o etanol possui carga tributária menor que a gasolina.

Além de conter os impactos de crises internacionais, a iniciativa também favorece a transição para fontes de energia mais limpas e valoriza a cadeia produtiva nacional de biocombustíveis, contribuindo para a autossuficiência do país no setor.



Economia LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje