O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recebeu, até a última sexta-feira (16), 1.345.817 solicitações de reembolso por descontos indevidos em benefÃcios pagos a aposentados e pensionistas. O número foi divulgado no primeiro balanço oficial após a liberação das consultas.
Desde a última quarta-feira (14), os segurados podem verificar se sofreram cobranças irregulares e, caso identifiquem algum desconto não autorizado, pedir o ressarcimento. Até o momento, apenas cerca de 25 mil beneficiários confirmaram que autorizaram as cobranças registradas.
A maioria dos acessos para consulta tem sido feita por meio digital: 92,4% dos beneficiários utilizaram o site ou o aplicativo Meu INSS, enquanto apenas 7,6% optaram pela Central de Atendimento 135. Ao todo, mais de 5,9 milhões de pessoas já utilizaram o serviço.
Segundo o INSS, 41 entidades estão sendo questionadas por supostas cobranças indevidas. Elas terão até 15 dias úteis para apresentar comprovação de autorização dos descontos ou devolver os valores cobrados, com correção pela inflação.