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Bahia

MPF apura possíveis impactos ambientais provocados por construção da Ponte Salvador-Itaparica

28 de Abril de 2025 | 13h 43
MPF apura possíveis impactos ambientais provocados por construção da Ponte Salvador-Itaparica
Foto: Divulgação/Concessionária Ponte Salvador-Itaparica

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um inquérito para avaliar possíveis impactos ambientais causados pela construção da Ponte Salvador-Itaparica. O novo equipamento vai ligar a capital baiana à ilha. A portaria foi assinada na última quarta-feira (23), por Vanessa Gomes Previtera, procuradora da República.

Por meio de nota, a Concessionária Ponte Salvador - Ilha de Itaparica disse que já foi notificada e que solicitou a cópia dos autos junto ao MPF. Conforme a empresa, não houve retorno até a manhã desta segunda-feira (28).

A concessionária destacou, ainda, que permanece à disposição das autoridades e da sociedade civil, para quaisquer esclarecimentos.

Fim da sondagem – O Governo da Bahia anunciou o fim da investigação do solo para a construção ponte no dia 4 de abril. Com isso, os próximos passos serão a finalização do projeto de fundação da ponte e a mobilização dos canteiros de obras. Os prazos, porém, não foram divulgados.

De acordo com o Governo do Estado, o processo de sondagem geotécnica, desenvolvida na baía de Todos-os-Santos nos últimos 12 meses, foi concluída esta semana, permitindo definir, com precisão, as fundações da estrutura.

A investigação, conforme o governo, foi a primeira do Brasil a chegar a 200 metros de profundidade. Iniciada, em terra, no município de Vera Cruz, a sondagem prosseguiu para as águas rasas, com até dez metros de profundidade, e chegou às zonas mais profundas, no canal central, com 67 metros sob a superfície.

No total, ao longo do traçado da ponte, foram realizados 105 furos. As amostras foram analisadas no laboratório de tecnologia avançada instalado no canteiro de apoio.

Materiais encontrados – No sentido Ilha de Itaparica-Salvador, foram encontrados 2 quilômetros de material mais novo, com uma fina camada de solo sedimentar e, em seguida, um material rochoso considerado de "boa qualidade".

Nos quilômetros seguintes, foi achada uma camada longa de material sedimentar. Depois, um material rochoso de baixa resistência, intercalado com finas camadas de material resistente.

Segundo a gestão estadual, as características correspondem à movimentação do mar e à idade geológica da Baía de Todos-os-Santos, que é de 66 milhões de anos, no trecho próximo à Ilha de Itaparica; e de 241 milhões de anos, no trecho próximo a Salvador.

Para realizar a operação, foram utilizadas três balsas e uma plataforma de perfuração, além de um sistema avançado de compensação de ondas, importado da China, a fim de garantir precisão nos resultados, mesmo em condições climáticas adversas.

O Estado da Bahia divulgou que as obras geraram a contratação de mais de 20 empresas baianas, além de 300 empregos diretos e de um investimento total de R$ 200 milhões.

Sobre a ponte – Em fevereiro, os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) aprovaram a homologação da proposta que permite o contrato para execução das obras de construção e operação do equipamento.

O contrato de financiamento foi assinado pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), em dezembro de 2024. Liberado pelo Senado Federal, o acordo previu um empréstimo de até US$ 150 milhões, que pode chegar a R$ 800 milhões em reais.

Além da ponte, que se estenderá por 12.4 quilômetros sobre o mar, tornando-se a maior da América Latina, serão construídos novos acessos viários, em Salvador e em Vera Cruz.

A execução do projeto será realizada por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). O Sistema Viário Salvador-Ilha de Itaparica contempla os seguintes trechos:

 

  • Trecho 1 - Acessos viários em Salvador;
  • Trecho 2 - Ponte Salvador-llha de Itaparica;
  • Trecho 3 - Chegada da Ponte à llha de Itaparica;
  • Trecho 4 - Nova Variante Rodoviária (Desvio de Mar Grande) a ser construída na llha de Itaparica;
  • Trecho 5 - Recuperação e ampliação de Trecho da BA-001 existente, desde a Nova Variante Rodoviária (Desvio de Mar Grande), nas proximidades de Cacha Prego, cabeceira da Ponte do Funil.

 

O Governo da Bahia estima que o sistema gere sete mil empregos, impulsionando a economia do estado. Serão contemplados 10 milhões de baianos, em cerca de 250 municípios.

 

 


*Com informações do g1 BA.



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