Em 2024, a Bahia registrou uma redução de 7,8% no número de feminicídios, com 106 mortes, contra 115 ocorridas no ano anterior. O resultado positivo é reflexo das ações intensificadas ao longo do ano pelo Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV) e pelo Batalhão Ronda Maria da Penha, que atuaram de forma coordenada em todo o estado.
O Batalhão de Policiamento de Proteção à Mulher (BPPM), responsável pela fiscalização de medidas protetivas, também tem desempenhado um papel fundamental na prevenção da violência doméstica. A comandante do BPPM, tenente-coronel Roseli de Santana, destacou os três principais projetos de prevenção promovidos pela unidade: “Fala Sério”, “Homens em Diálogo” e “Guardiões de Maria”, com ações periódicas ao longo do ano.
Em termos de inteligência, a criação do DPMCV, em 2023, fortaleceu a rede de proteção às mulheres vítimas de violência. A delegada Patrícia Barreto Oliveira, diretora do departamento, ressaltou o impacto positivo da estrutura dedicada ao acolhimento e apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade.
“Nosso trabalho vai além de apenas responder às violências. Também realizamos ações preventivas, fortalecemos redes de apoio e incentivamos as vítimas a romperem os ciclos de violência”, enfatizou a delegada.