A Câmara Municipal de Feira de Santana deverá votar ainda neste ano o projeto de reajuste salarial para os vereadores, com validade a partir de 2025. A presidente da Câmara, vereadora Eremita Mota, explicou que o projeto ainda está em fase de elaboração. “É um projeto que não é feito de uma hora para outra. Ainda estamos trabalhando nas possibilidades, nos ajustes”, declarou.
Atualmente, o salário dos vereadores é de R$ 19 mil brutos, e com o reajuste, pode chegar a R$ 26 mil, conforme informou o vereador José Carneiro Rocha, líder do governo na Câmara. Embora não seja contra o projeto, ele ressaltou que o reajuste deveria ter sido votado antes das eleições.
“Sempre fui uma pessoa autêntica, que assumo a minha posição. Esse projeto deveria ter sido votado antes da eleição, mas, se for votado agora, terá o meu voto. Passamos oito anos sem aumento salarial. Os deputados hoje estão com o salário atualizado e os vereadores de Feira têm o direito de receber 75% do valor dos deputados. Então, não vejo nada demais nisso”, afirmou ao Acorda Cidade.
José Carneiro também reconheceu que a votação após as eleições pode ser vista como "legislar em causa própria". “Se tivéssemos votado antes da eleição, não estaríamos legislando em causa própria, já que ninguém sabia quem seria eleito. Mas, após as eleições, sabemos quem são os vereadores que receberão esse aumento”, explicou.
O vereador ainda alertou que, caso o projeto não seja aprovado nesta legislatura, os salários dos vereadores permanecerão inalterados até 2028. Ele destacou que a discussão sobre o reajuste salarial envolveu todos os parlamentares e não foi uma iniciativa exclusiva da mesa diretora. “Houve uma conversa com todos os vereadores, e ficou acertado que esse projeto seria apresentado”, concluiu.
As informações são do portal Acorda Cidade.