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Nova Carteira de Identidade Nacional chega a mais 9 unidades do SAC, na Bahia

08 de Novembro de 2024 | 09h 56
Nova Carteira de Identidade Nacional chega a mais 9 unidades do SAC, na Bahia
Foto: Divulgação

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) chegou a mais nove unidades do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) na Bahia. Situadas no interior do estado, as instituições começaram a emitir o documento nesta quinta-feira (7).

O atendimento é feito mediante agendamento online. A marcação pode ser realizada via aplicativo, portal do Governo ou pelo call Center, por meio dos números telefônicos (71) 4020-5353 (ligação de celular) e 0800 071 5353 (ligação de fixo).

A primeira via da CIN é gratuita. O documento terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para ter acesso, é preciso apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original). Se os originais de tais documentações estiverem plastificados, é preciso levar, também, uma cópia dos mesmos.

A CIN permite a inclusão de outros números de documentos, como, por exemplo, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a Carteira de Trabalho, o Título de Eleitor e o Certificado Militar.

Além disso, podem ser adicionadas condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA); deficiências auditiva, visual, física e intelectual; e, até mesmo, informações como tipo sanguíneo, fator RH e de doação de órgãos.

Outra novidade é que o cidadão pode solicitar a inclusão do nome social. Caso haja mudança de nome na certidão de nascimento, fica valendo apenas este novo registro.

A CIN também possui uma versão digital, que estará disponível no site do Governo três dias após a impressão. O documento ainda consta um QR Code, para fins de verificação da autenticidade e de dados.

Prazo de validade – Os cidadãos não são obrigados a se dirigir, de imediato, aos postos SAC, com a finalidade de trocar de documento. O Registro Geral (RG) terá validade até dia 28 de fevereiro de 2032.

A CIN, todavia, tem validade de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos incompletos, validade de 5 anos; de 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada.

Locais de atendimento – Na Bahia, o atendimento para a confecção da CIN já acontece em todos os postos SAC da capital, da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e de mais 21 municípios do interior, além de 30 Pontos SAC.

Os novos postos de atendimento habilitados para emitir a Carteira de Identidade Nacional são: Barra da Estiva, Boninal, Caetité, Capim Grosso, Curaçá, Ibicoara, Iraquara, Jaguarari e Maracás.

Aviso – Para  a implantação do sistema da CIN, a emissão do antigo RG ficou suspensa de 4 a 6 de novembro, nos nove postos SAC que passaram a oferecer o novo serviço. No entanto, o cidadão que já havia solicitado o documento pode ir buscá-lo na referida unidade, sem necessidade de agendamento. É suficiente apresentar o protocolo.

 

 

 


*Com informações do g1 BA.



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