Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quarta, 23 de abril de 2025

Justiça

Ministério da Justiça registra cerca de 3 mil crimes eleitorais no primeiro turno das eleições municipais

13 de Outubro de 2024 | 10h 49
Ministério da Justiça registra cerca de 3 mil crimes eleitorais no primeiro turno das eleições municipais
Foto: Jorge Jesus/Bahia.ba


O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) divulgou, na última sexta-feira (11), um balanço das operações realizadas durante o primeiro turno das eleições municipais, ocorrido no domingo (6). De acordo com o MJSP, foram registradas aproximadamente 3 mil ocorrências de crimes eleitorais, incluindo boca de urna, compra de votos e propaganda irregular.


Entre os principais dados, o balanço apontou 1.170 infrações relacionadas à boca de urna, 498 casos de compra de votos e corrupção eleitoral, e 384 episódios de propaganda irregular. O ministério também destacou 269 ocorrências envolvendo violação ou tentativa de violação do sigilo de voto, além de 83 casos de desobediência a ordens da Justiça Eleitoral.


A Operação Eleições 2024, voltada para a prevenção e repressão de crimes eleitorais, foi coordenada pelo MJSP com o apoio de forças de segurança como a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Força Nacional e equipes das Secretarias Estaduais de Segurança Pública.


Durante o primeiro turno, as ações resultaram na apreensão de R$ 638 mil em espécie e na prisão de 536 pessoas, entre elas 23 candidatos. As autoridades também apreenderam 53 veículos usados no transporte irregular de eleitores, prática proibida pela legislação eleitoral.


No total, entre 17 de agosto e 6 de outubro, o MJSP registrou 4.556 crimes eleitorais, com 576 prisões e R$ 22,7 mil apreendidos, segundo o balanço geral divulgado pelo ministério.

 

  



Justiça LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje