Uma nova balsa de grande porte deu início às operações na Baía de Todos-os-Santos, reforçando os trabalhos de sondagem do Sistema Rodoviário da Ponte Salvador-Itaparica. Com dimensões semelhantes à primeira balsa, a nova embarcação possui 75 metros de comprimento e um convés de aproximadamente dois mil metros quadrados.
Ambas as balsas estão equipadas com perfuratriz e um sistema de compensação de ondas, que permite a realização dos trabalhos mesmo em condições climáticas desfavoráveis. À medida que a sondagem avança, uma balsa permanecerá próxima a Salvador, enquanto a outra ficará na área de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica.
Paralelamente às operações em águas profundas, a sondagem em áreas rasas, com profundidade de até 10 metros, está sendo realizada por uma plataforma do tipo Jackup.
Até o momento, 17 empresas baianas foram contratadas, gerando 300 empregos diretos e indiretos relacionados à sondagem, que representa um investimento total de R$ 160 milhões. As equipes fazem parte de uma força-tarefa que coleta amostras do fundo do mar em 102 pontos da baía, onde serão erguidos os pilares da nova ponte. As operações terrestres da sondagem tiveram início em janeiro deste ano, em Vera Cruz.