Criada no dia 14 de setembro de 1913, a Federação Bahiana de Futebol completou neste sábado (14), 113 anos de história. A entidade, além de ter o Bahia e o Vitória os representando na série A, é uma das federações mais antigas do futebol brasileiro.
Ainda em 1901, o futebol chegou à Bahia, em Salvador, no antigo Campo da Pólvora, pelas mãos de José Ferreira Júnior. Mais conhecido como Zuza Ferreira, começou a abrir portas para a criação da instituição.
A primeira partida oficial do estado foi entre Sport Club Bahiano e o Sport Clube Itapagipe. Com a admiração do povo pelo esporte novo, em 1904, foi criada a Liga Bahiana de Sports Terrestres (LBST), entidade que realizou o primeiro Campeonato Baiano, em 1905.
Oito anos depois, após ter passado por crises e dificuldades gerais, a Liga foi fechada e, para preencher o espaço deixado, decidiram fundar a FBF.
“Tenho uma vida na FBF. Entrei aqui como estagiário e hoje ocupo o maior cargo, que é a presidência. A melhor forma de retribuir por essa trajetória é me dedicando a cada dia para o sucesso da entidade. Continuarei me empenhando muito para que possamos alcançar ainda mais vitórias. Obrigado a todos", agradeceu o atual presidente da Federação, Ricardo Lima.
FONTE: Bahia NotÃcias