Cerca de 5,75 milhões de contribuintes que entregaram a
Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) já podem verificar se
acertaram as contas com o Leão. A Receita Federal liberou, na manhã de hoje
(21), a consulta ao segundo dos cinco lotes de restituição, com a inclusão de
cerca de 250 mil contribuintes do Rio Grande do Sul com direito a receber. Este
também contempla restituições residuais de anos anteriores.
De acordo com a Agência Brasil, ao todo, 5.755.667
contribuintes receberão R$ 8,5 bilhões. O Fisco informou que Todo o valor irá
para contribuintes com prioridade no reembolso. Por causa das enchentes no Rio
Grande do Sul, neste ano, os contribuintes
gaúchos foram incluídos na lista de prioridades.
Os residentes no Rio Grande do Sul que declararam na última
semana de maio ou regularizaram a declaração em junho entraram na lista de
prioridades. Em maio passado, 886.260 contribuintes gaúchos receberam mais de
R$ 1 bilhão, inclusive de exercícios anteriores.
Em relação à lista de prioridades, a maior parte dos
3.812.767 contribuintes informou a chave Pix do tipo Cadastro de
Pessoas Físicas (CPF) na declaração do Imposto de Renda ou usou a
declaração pré-preenchida. Desde 2023, a informação da chave Pix dá prioridade
no recebimento.
Em seguida, vêm 1.024.071 contribuintes entre 60 e 79 anos. Posteriormente,
é a vez dos 459.444 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Em quarto lugar, estão 140.360 contribuintes idosos acima de 80 anos. O
restante dos contribuintes é formado por 252.738 residentes no Rio Grande
do Sul e 66.287 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou
moléstia grave.
A consulta pode ser feita na página da
Receita na internet. O contribuinte precisa clicar em “Meu Imposto
de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível
fazer a consulta no aplicativo do órgão para tablets e smartphones.
Ainda conforme a Agência Brasil, o pagamento será feito no
dia 28 de junho, na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração.
Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de
Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da
declaração. Se verificar pendência, pode enviar declaração retificadora e
esperar os próximos lotes da malha fina.
Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na
conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores
ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil (BB). Nesse
caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu
nome, por meio do Portal
BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos
telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e
0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição após
um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão
deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto
de Renda” e, em seguida, no campo "Solicitar restituição não resgatada na
rede bancária".