Em dezembro de 2023, as vendas no varejo na Bahia apresentaram um avanço de 0,2% em comparação com novembro, na série livre de influências sazonais. Em relação ao mesmo período em 2022, a variação positiva foi de 2,5%, desconsiderando os efeitos de eventos recorrentes, como a Black Friday e o período do Natal.
O aumento de +0,2% em comparação com novembro representou uma recuperação dos resultados positivos, após o declínio observado de outubro para novembro (-2,1%). Ao considerar os dados do mesmo mês no ano anterior, o comércio varejista baiano registrou seu 14º aumento nas vendas, mantendo uma sequência positiva desde novembro de 2022.
De acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, o varejo apresentou retração de (-1,3%) de novembro a dezembro de 2023, com quedas em 13 das 27 unidades da Federação. A Bahia ficou em 14º lugar nesse ranking. No entanto, ao comparar dezembro de 2023 com o mesmo mês de 2022, o comércio varejista nacional registrou um crescimento de 1,3% nas vendas, com aumentos em 18 estados, sendo a Bahia classificada em 11º lugar.
O varejo baiano encerrou o ano de 2023 com um aumento de 4,8% nas vendas, marcando o primeiro crescimento acumulado após três anos consecutivos de quedas. Este desempenho é o melhor do comércio baiano em 11 anos, desde 2012, quando a taxa de crescimento foi de 9,7%.
A Bahia obteve o 4º maior aumento anual das vendas entre os 27 estados, superando a média nacional (1,7%) e ficando abaixo apenas de Tocantins (11,6%), Maranhão (10,0%) e Ceará (8,3%). Em 2023, 21 dos 27 estados apresentaram aumento acumulado nas vendas do varejo.
Apesar dos crescimentos em dezembro e no acumulado em 2023, o comércio varejista da Bahia terminou o ano passado com um volume de vendas 2,9% menor do que em fevereiro de 2020, antes da pandemia. O aumento das vendas em 2023 foi impulsionado principalmente pelos setores de supermercados e combustíveis.
Os hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo registraram o melhor desempenho, com um aumento anual de 5,0%, o mais expressivo desde 2012. Os combustíveis contribuíram significativamente para o crescimento geral, com um aumento de 12,2%, a maior variação acumulada em 22 anos de série histórica iniciada em 2001.
O segmento de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação apresentou a maior taxa de crescimento anual na Bahia, com 13,0%, representando o maior avanço em 11 anos. No entanto, alguns setores do varejo restrito baiano, como livros, jornais, revistas e papelaria (-14,5%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (-10,6%) e tecidos, vestuário e calçados (-4,2%), registraram quedas nas vendas no acumulado de 2023. Livrarias retomaram uma sequência de resultados negativos iniciada em 2018, enquanto o segmento de "outros artigos" teve um segundo ano consecutivo de perdas nas vendas, e o setor de vestuário experimentou sua primeira retração após crescimento em 2021.