Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 29 de fevereiro de 2024

Emanuela Sampaio

Cantora Érica Pinna chega para o Carnaval de Salvador e canta com Filhos de Jorge

06 de Fevereiro de 2024 | 07h 24

Artista mistura sertanejo moderno com o axé? contemporâneo e vice-versa

Cantora Érica Pinna chega para o Carnaval de Salvador e canta com Filhos de Jorge

Nascida no Rio de Janeiro, morando em São Paulo, e após viver o final da infância e início da adolescência em Salvador, Érica acumula riqueza artística e um grande desejo de fazer a sua música chegar a um número cada vez maior de pessoas. Além de já ter uma relação próxima e cheia de afeto com a capital baiana, a cantora se declara apaixonada pelo carnaval e não poderia deixar de estar presente para trabalhar e curtir nos dias de folia. No sábado (10) fará uma participação especial no trio da banda Filhos de Jorge, que vai desfilar no circuito Barra/Ondina com o bloco Fissura. Juntos, já gravaram o single “O Que É Que Tem”, versão reimaginada do hit homônimo da dupla Jorge & Mateus, exercitando a mistura do sertanejo com o samba-reggae, que também ganhou um videoclipe gravado em Salvador. Érica Pinna ainda vai cumprir uma agenda de divulgação com a imprensa e prestigiar outros artistas que tanto admira na maior festa de rua do mundo.

Cantora e compositora, Érica lançou recentemente o single “30 de Fevereiro”, sonoramente inspirado pela arte baiana. Ele fala de forma bem humorada de um amor que acabou e não tem mais volta. “A faixa foi guiada nos sons do Carnaval de Salvador que eu conheci de perto, quando muito criança, e desde então me apaixonei perdidamente”, relembra Érica. A musicista conta também que a folia brasileira teve um impacto muito grande em seu trabalho, como um todo. “Eu sou da festa e da resenha. Amo o carnaval!”, confessa. Além da axé music e outros ritmos baianos, Érica incorpora em seu repertório influências do sertanejo, música pop, piseiro e outros sons. Ela garante que todas as suas músicas vão passear pela Bahia, pelo sertanejo e pelo Rio.


“O que guia meu trabalho é a minha história de vida: as cidades e culturas que compõem meu DNA e minha personalidade”, explica, ao refletir o universo criativo do seu EP, que reúne “Ex de novo”, destacando a mistura de gêneros e referências com um sanfoneiro e um percussionista no videoclipe, e buscando estimular mulheres a trilharem seus próprios caminhos amorosos e a não terem medo de mudar o rumo de suas histórias, “O que é que tem”, canção gravada com Filhos de Jorge e sua aposta para o verão, “30 de Fevereiro”, que traz alegria e determinação.

*Perfil* – Érica Pinna une influências diversas, que passeiam pela música pop, sertanejo e axé music. Além disso, já dividiu o palco com cantores como Leandro Lehart, Gloria Groove e Oswaldo Montenegro, e participou de montagens de teatro musical mundo afora. É também a vencedora do reality show “Chacrinha”, da Rede TV. A artista teve suas composições influenciadas por uma série de nomes. Shakira e Marília Mendonça são algumas de suas referências femininas no que diz respeito à composição musical, por exemplo. Tierry, Peninha e Gigi Cerqueira também tiveram impacto na forma com que a cantora escreve suas músicas. Ícones como Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Whitney Houston e Michael Jackson influenciaram a maneira com que a artista usa sua voz, que é poderosa e cheia de personalidade. “Todos os artistas que me inspiram têm algo de intenso e visceral neles. Seja na alegria ou na sofrência”, revela. O seu show é a expressão perfeita da fusão do sertanejo moderno com o axé contemporâneo e vice-versa. Os grandes sucessos da Bahia de artistas como Araketu, Olodum, Ivete, Banda Eva e do sertanejo tais como Jorge e Mateus, Marilia Mendonça e Paula Fernandes estão no repertório do show, assim como suas músicas autorais. Os arranjos trazem a fusão da percussão e da sanfona, do abadá e da bota, da Micareta e da Festa do Peão, tudo na mesma proporção.



Emanuela Sampaio LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje