Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 29 de fevereiro de 2024

Saúde

Secretaria de Saúde de FSA acende alerta e recomenda atualização da caderneta de vacinação, por causa do Carnaval

05 de Fevereiro de 2024 | 14h 17
Secretaria de Saúde de FSA acende alerta e recomenda atualização da caderneta de vacinação, por causa do Carnaval
Foto: Jorge Magalhães/PMFS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Feira de Santana emitiu um alerta à população, recomendando a atualização da caderneta de vacinas a todos aqueles que vão curtir o Carnaval. O órgão também observou que é possível fazer a retirada gratuita de camisinhas, em unidades da rede municipal.

De acordo com Telma Nandiara Barbosa, enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Feira de Santana, a aproximação da festa desperta a atenção das autoridades de saúde, devido ao aumento da probabilidade de disseminação rápida de doenças infectocontagiosas.

Segundo a profissional, o Município, ao alertar a população, prima pela prevenção de infecções, como hepatite B, covid-19, HPV e tétano, muito comuns nesta época do ano.

A maioria das enfermidades, diz Telma Barbosa, pode ser evitada pela vacinação ou pelo uso de preservativos. “A hepatite B também é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) e a prevenção, tanto para ela como para outras doenças da mesma categoria, a exemplo da sífilis, do HTLV e do HIV, que ainda não têm vacinas, pode ser feita através do uso de preservativos durante as relações sexuais”, orienta.

Quanto às enfermidades que podem ser evitadas com a imunização, a SMS ressalta que, para ser vacinada, a pessoa precisa apresentar um documento de identidade com foto e o cartão de vacina. A aplicação em menores de 18 anos, contudo, só pode ser realizada na presença dos pais ou de responsáveis legais.

O órgão destaca, ainda, que a dose do imunizante contra covid-19, por meio da vacina bivalente, está disponível para todos aqueles que já receberam as duas doses da monovalente.



Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje