Pela oitava vez consecutiva, Lionel Messi, o camisa 10 da Argentina foi oficialmente nomeado o melhor jogador do mundo pela FIFA, em uma cerimônia realizada nesta segunda-feira (15). Surpreendendo as expectativas, o craque superou o favoritismo de Erling Haaland, de 23 anos, que era apontado como o principal concorrente, além de deixar para trás seu ex-colega de clube, o francês Mbappé.
Curiosamente, desta vez Messi não marcou presença no evento de premiação. O argentino teve uma temporada considerada discreta, levando em conta seus próprios padrões. Após contribuir para a conquista do Paris Saint-Germain no Campeonato Francês da temporada 2022/2023, transferiu-se para o emergente cenário do futebol nos Estados Unidos, onde ergueu a Leagues Cup pelo Inter Miami.
Ainda vestindo a camisa do clube francês, Messi não conseguiu levar a equipe além das oitavas de final da Liga dos Campeões, sendo eliminado pelo Bayern de Munique. Apesar do título na liga doméstica, a dupla Messi-Mbappé também foi eliminada na mesma fase da Copa da França, frente ao Olympique de Marselha.
Tanto o histórico recente de Messi quanto o de Mbappé indicavam um favoritismo para Haaland na premiação. O artilheiro do City teve uma temporada vitoriosa, conquistando a tríplice coroa com o Manchester City, triunfando no Campeonato Inglês, na Copa da Inglaterra e na Liga dos Campeões.