Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 29 de fevereiro de 2024

Cultura

Iphan abre consulta pública para atualizar Plano de Salvaguarda do Frevo

09 de Janeiro de 2024 | 12h 46
Iphan abre consulta pública para atualizar Plano de Salvaguarda do Frevo
Foto: Bruna Monteiro/Paço do Frevo

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) abriu, nesta terça-feira (9), uma consulta pública para atualizar o Plano de Salvaguarda do Frevo. A ideia é reavaliar e aprofundar debates sobre demandas e ações, com o objetivo de preservar o ritmo musical e sua correspondente dança, originários do estado de Pernambuco. A consulta segue até o dia 9 de fevereiro.

De acordo com a Agência Brasil, lançado em 2011, os planos de salvaguarda funcionam como instrumentos de gestão e servem ao intuito de planejar, estrategicamente, ações de preservação e promoção, a serem desenvolvidas a curto, médio e longo prazos.

Os projetos têm por base os objetivos e necessidades definidos pelas comunidades detentoras dos bens, em consonância com os órgãos e instituições parceiras na sua preservação.

A participação na consulta iniciada hoje é aberta a todos interessados, podendo ser feita por meio de formulário já disponibilizado no site do Iphan. “O documento apresentará objetivos relacionados a diversos temas, divididos em quatro seções - temas gerais, música, dança e agremiações -, e os participantes da consulta poderão concordar, discordar, não opinar e/ou propor sugestões sobre cada um deles”, explica o órgão.

A expectativa, segundo a Agência Brasil, é possibilitar a ampliação do debate acerca dos objetivos de salvaguarda na comunidade, democratizando a participação popular ao longo do processo.

O resultado será apresentado no IV Encontro do Plano Integrado de Salvaguarda do Frevo, que está previsto para acontecer entre o final de fevereiro e o início de março.



Cultura LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje