Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 29 de fevereiro de 2024

Cultura

Museu de Arte Contemporânea de FSA recebeu mais de 7 mil visitas, em 2023

03 de Janeiro de 2024 | 12h 44
Museu de Arte Contemporânea de FSA recebeu mais de 7 mil visitas, em 2023
Foto: Divulgação/MAC/PMFS

O Museu de Arte Contemporânea (MAC) Raimundo de Oliveira realizou diversas atividades artísticas, educativas e culturais abertas ao público durante o ano de 2023, tendo recebido, neste período, mais de 7 mil visitas. A instituição completou, no ano passado, 56 anos de existência.

A diretora do MAC, Georgia Pitombo, destacou que o objetivo dos eventos foi movimentar o cenário artístico, social e cultural da cidade, além de ampliar os dias de funcionamento do espaço e fomentar a conservação da memória local. "Fizeram parte de nosso calendário: exposições, músicas, lançamentos de livros, cines-debate, rodas de conversas, palestras, oficinas, teatro, dança, projetos, multilinguagens artísticas, além de inúmeras manifestações culturais e ações socioeducativas", enumerou. 

Entre as atividades realizadas, destacam-se, segundo ela, o “Projeto Sábado Difeirenseado”, que levou atividades culturais para as praças e ruas da cidade, e os “27 Anos do MAC”, que celebrou o aniversário do museu, com exposições, shows e palestras. "Ambos os projetos foram realizados coletivamente com a Equipe MAC, com o objetivo de não deixar que se perca de vista a história e a identidade regional da cidade de Feira de Santana", observou a gestora.

O museu também realizou oficinas para estudantes do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), com foco na valorização do patrimônio local e das heranças culturais. Para Georgia Pitombo, estas atividades foram essenciais para movimentar ainda mais o espaço, atraindo mais visitas, especialmente de estudantes. “Levamos, também, o museu à escola, onde realizamos oficinas para estudantes do EJA. Possibilitando a valorização do patrimônio local, das heranças culturais, o fortalecimento de identidade, cultura e cidadania", ressaltou. 

Ao todo, o MAC recebeu 7.106 visitantes, em 2023. A diretora da instituição lembrou que foram muitas as exposições que tiveram êxito: “Ocupação”, “Territórios Visuais”, “Brincantes”, “Viva São João”, “Panorama”, “Feira dos Meus Olhos D’água”, “Entrelinhas”, “Traços de Feira”, “Brasilidades”, “Poéticas Emergentes”, “Ocupação II: Um lugar de pertencimento”. 

A gestora disse, ainda, que as parcerias foram fundamentais para a concretização de projetos, oficinas e sessões de cine-debate. Alguns desses eventos foram realizados nas tardes de sábado, com grande presença de público. 

Neste período de recesso, o MAC está passando por reformas estruturais, com a finalidade de "acolher, melhorar e acessibilizar as atividades para o público”, conforme Georgia Pitombo. “Em 2024, esperamos poder proporcionar mais diversidade e enriquecer cada vez mais nosso cenário local com cultura, arte e educação", almejou.



Cultura LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje