Itamaraty amplia concurso público para carreira de diplomata - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, terça, 05 de novembro de 2024

Empregos

Itamaraty amplia concurso público para carreira de diplomata

29 de Junho de 2023 | 11h 00
Itamaraty amplia concurso público para carreira de diplomata
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Ministério das Relações Exteriores publicou, nesta quinta-feira (29), uma portaria autorizando a oferta de mais 20 vagas de terceiro-secretário para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD). Em março, outras 30 vagas foram disponibilizadas.

Segundo a Agência Brasil, ao todo serão 50 oportunidades, com 20% das vagas (10) para pessoas negras e 5% (3) para pessoas com deficiência. As inscrições serão abertas no dia 6 de julho, a partir das 8h. O prazo se encerra às 22h do dia 3 de agosto.

O concurso Ã© o primeiro passo para o ingresso na carreira diplomática. Os aprovados iniciam o Curso de Formação de Diplomatas do Instituto Rio Branco, como terceiros-secretários, passando por treinamento contínuo, com a finalidade de se tornarem aptos a representar o Brasil na comunidade de nações.

Ao longo da carreira, os diplomatas podem galgar diversos postos de trabalho. Inicialmente, passando ao cargo de segundo-secretário e, posteriormente, aos de primeiro-secretário, conselheiro, ministro de segunda classe e, por fim, ao de ministro de primeira classe ou embaixador.

Para disputar uma vaga, é necessário ter nascido no Brasil, ter mais de 18 anos, estar em dia com as obrigações eleitorais e o serviço militar, e estar apto a exercer os direitos políticos.

Segundo a Agência Brasil, as provas do CACD são aplicadas em três fases eliminatórias e classificatórias. Na primeira, é aplicada uma prova objetiva com questões de língua portuguesa, língua inglesa, história do Brasil, história mundial, política internacional, geografia, economia e direito. Na segunda, a prova é dissertativa, com questões de língua portuguesa e de língua inglesa.

A última fase também é escrita, com questões sobre história do Brasil, política internacional, geografia, economia, direito, língua espanhola e língua francesa.

O certame será realizado pelo Instituto Rio Branco (IRBr), com a colaboração do Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades). As inscrições poderão ser feiras no site do Iades. Outras informações estão disponíveis no edital do concurso.



Empregos LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje