Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, segunda, 08 de agosto de 2022

Economia

TCU vai investigar denúncias de assédio contra ex-presidente da Caixa; conduta lesa princípio constitucional

04 de Julho de 2022 | 12h 37
Ouvir a matéria:
TCU vai investigar denúncias de assédio contra ex-presidente da Caixa; conduta lesa princípio constitucional
Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

Em atendimento ao pedido feito pelo subprocurador-Geral do Ministério Público (MP), Lucas Rocha Furtado, o Tribunal de Contas da União (TCU) abriu apuração sobre as denúncias de assédio sexual contra o ex-presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Pedro Guimarães.

De acordo com a representação, “quando praticado no âmbito da administração pública, o assédio gera a percepção, na sociedade, de que as instituições estatais não se pautam em valores morais nem são conduzidas segundo elevados padrões de conduta”.

Por isso, no processo, o TCU declara que vai apurar as notícias de que “Pedro Guimarães, no exercício da presidência da Caixa Econômica Federal, cometeu assédio sexual e moral contra empregadas e empregados daquela instituição financeira pública”.

Além disso, o subprocurador do órgão ressalta que a conduta lesiva da qual o ex-chefe da CEF está sendo acusado fere um dos cinco pilares fundamentais da Administração Pública. “Além de caracterizar prática criminosa, configura flagrante violação ao princípio administrativo da Moralidade, previsto expressamente no caput do artigo 37 da Constituição”, afirma Lucas Rocha Furtado.


Economia LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje