Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de maro de 2024

César Oliveira

Alexandre de Moraes e a voz dos imbecis

20 de Maio de 2022 | 11h 50
Ouvir a matéria:
Alexandre de Moraes e a voz dos imbecis
O ministro do STF, Alexandre de Moraes, disse que a “internet deu voz aos imbecis, e que as pessoas vestem um paletó, botam uma estante de livros, falsa, atrás e vão dar opinião sobre tudo em lugar de especialistas”. Ao citar os imbecis ele se refere a uma declaração do grande pensador italiano Umberto Eco.

As últimas atitudes do Ministro têm imposto medo a quem trabalha ou gosta de dar opinião e há algo muito errado quando um cidadão tem medo de sua Suprema Corte. Então, quero abrir divergência com o ministro- aviso que respeitosamente- até mesmo porque sou um nada diante do majestoso e descontrolado poder do STF.

O ministro, de paletó, mas sem estante, saiu a dar opinião sobre a voz da internet mesmo sem ser sociólogo, filósofo, especialista em comunicação. E cometeu um erro fatal porque ao sugerir cercear quem dá opinião, ou definir que opinião é idiota ou não, ele está se arvorando a ser o “  guia maior do povo” , deixando à mostra um viés totalitário, algo soberbo, e  pouco democrático. Esse tipo de censura, não nos traz boa memória.

Aliás, isso se torna mais grave- muito grave- quando o tribunal que ocupa é exatamente aquele que deve garantir o direito de opinião de todos, inclusive- e especialmente-, dos idiotas. Ressalto que ameaças de agressão física ou de morte não se enquadram nesse argumento e devem ser punidas com todo rigor da lei. Ao fazer esse pronunciamento- aliás, o STF carece de um curso de liturgia do cargo- ,  o ministro demonstra pouca profundidade filosófica, intelectual- o que não tem a ver com o domínio jurídico- e uma rasa compreensão da liberdade de expressão da qual ele é o guardião.

Eu, e qualquer outro, podemos dizer que esta ou aquela opinião, inclusive a de um ministro, é idiota, mas o ministro não tem o mesmo direito, porque soa como censura, e, ao contrário, cabe a ele garantir a minha fala.  Então,  sem paletó e sem estante, deixo aqui meu protesto pela infeliz fala do Sr Alexandre de Moraes, ministro do STF.



César Oliveira LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje