Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 29 de maro de 2024

Cultura

Casarão dos Olhos D’Água é tombado como bem material de Feira de Santana

04 de Maio de 2022 | 10h 10
Ouvir a matéria:
Casarão dos Olhos D’Água é tombado como bem material de Feira de Santana
Foto: ACM/PMFS

O Casarão dos Olhos D'Água, referencial arquitetônico dos primórdios de Feira de Santana, foi tombado como bem material. O decreto foi assinado pelo prefeito Colbert Martins Filho e publicado na edição desta quarta-feira (4) do Diário Oficial Eletrônico do Município.

Considerada a primeira habitação erguida no município, pelos fundadores Domingos Barbosa de Araújo e Ana Brandão, o casarão abriga, atualmente, a Casa da Cultura. No local, estão instalados o memorial em homenagem à heroína feirense Maria Quitéria, a Academia Feirense de Letras (AFL), a Academia de Letras e Artes de Feira de Santana (Alafs), a Academia de Educação de Feira de Santana (Aefs) e o Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana (IHGFS).

Gerido pela Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicação e Cultura Egberto Tavares Costa (Funtitec), o espaço é patrimônio histórico e cultural do município.

O local é administrado por meio de um convênio firmado com a Fundação Alfredo Pedra, proprietária do imóvel. Desde a realização da parceria, o espaço já passou por duas reformas, com finalidade de conservação do patrimônio.



Cultura LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje