Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, domingo, 22 de maio de 2022

Segurança

Governo da Bahia investiga ataque a 21 sites institucionais

20 de Janeiro de 2022 | 10h 05
Ouvir a matéria:
Governo da Bahia investiga ataque a 21 sites institucionais
Foto: Alberto Coutinho/GOVBA

Vinte e um sites institucionais do Governo do Estado da Bahia sofreram ataque hacker, na madrugada desta quinta-feira (20). A Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio da Polícia Civil e com o apoio da Superintendência de Inteligência, iniciou as investigações para identificar os criminosos, que atuaram redirecionando as páginas iniciais dos canais institucionais invadidos para outro site, que continha afrontas ao Executivo baiano.

Segundo a SSP, cujo site também foi hackeado, o acesso aos portais levava a uma mensagem que comparava a violência na Bahia à situação de inseguridade vivenciada no Rio de Janeiro. Além disso, a publicação insultava e ameaçava o governador Rui Costa, ao tempo em que demonstrava oposição à vacina contra a Covid-19. “Estado da Bahia virando um Rio de Janeiro e o governador desse lixo preocupado com a terceira dose da vacina. Rui Costa (...) vacina da covid não protege de bala de 762 não”, diz parte do texto, que também afirmava ter “máximo respeito aos profissionais de segurança pública”.

Um grupo do Paraná assumiu a autoria do ataque. De acordo com a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), apesar da invasão, não houve alteração da estrutura interna dos sites das secretarias, órgãos e empresas estaduais. O órgão enfatizou que todos permanecem preservados.

Também não foi diagnosticado acesso, vazamento ou apagamento de dados públicos. Técnicos da Prodeb, onde ficam hospedados os sites institucionais do Governo do Estado, também trabalham para identificar a origem do ataque e solucionar o problema com a maior brevidade possível.

O Governo da Bahia informou que os sites atacados, dentre eles o da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), foram desativados, em caráter temporário, e que serão reativados ao longo do dia.



Segurança LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje