Bolsonaro sobrevoa cidades baianas atingidas por temporais - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 29 de março de 2024

Bahia

Bolsonaro sobrevoa cidades baianas atingidas por temporais

12 de Dezembro de 2021 | 12h 13
Bolsonaro sobrevoa cidades baianas atingidas por temporais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O presidente Jair Bolsonaro desembarcou na Bahia, neste domingo (12), com o intuito de visitar as cidades atingidas pelos temporais que assolam, desde o início de dezembro, a região sul do estado. Pelo menos 30 municípios estão em situação de emergência.

De acordo com o G1, Bolsonaro chegou, por volta das 9h50, ao aeroporto de Porto Seguro e seguiu, de helicóptero, para sobrevoar as áreas afetadas. Os ministros da Cidadania, João Roma, e do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, acompanham o presidente. Também integram a comitiva presidencial o General Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional, e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) anunciou a liberação de R$ 5,8 milhões às cidades atingidas pelas fortes chuvas. As portarias serão publicadas, nesta segunda-feira (13), no Diário Oficial da União (DOU).

Conforme o G1, os municípios baianos que tiveram o reconhecimento da situação de emergência foram: Anagé, Camacan, Canavieiras, Guaratinga, Ibicuí, Itabela, Itacaré, Itamaraju, Itapetinga, Jiquiriçá, Jucuruçu, Marcionílio Souza, Mascote, Medeiros Neto, Santanópolis, Teixeira de Freitas e Vereda.

Cerca de 80 militares do Corpo de Bombeiros, além de 37 alunos e instrutores de cursos de salvamento, estão atuando no resgate de vítimas e no apoio às comunidades, muitas delas ilhadas, após rios transbordarem, causando grandes inundações.

O Governo da Bahia informou que comida, água, medicamentos e outros itens estão sendo levados, de forma prioritária, para os moradores de 13 cidades.

FGTS - Neste sábado (11), a Caixa Econômica Federal (CEF) anunciou que vai liberar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), em função da calamidade vivenciada em regiões da Bahia e de Minas Gerais, por causa das enchentes.

A instituição financeira informou que os valores serão disponibilizados para saque após decretos municipais que declaram o estado de calamidade e reconhecimento do Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio de portaria. O banco também vai auxiliar as autoridades locais, com o intuito de tornar célere a solicitação do reconhecimento do estado de calamidade.

Ainda conforme o G1, após a formalização do estado de calamidade, a CEF enfatizou que a população poderá realizar o saque do FGTS de forma digital, sem necessidade de ir a uma agência, por meio do aplicativo FGTS, na opção Saque Digital.

Desabrigados - Quase 70 mil pessoas foram gravemente afetadas pelas chuvas que caíram no sul e extremo sul baianos. O Corpo de Bombeiros estimou que 3.744 pessoas estão desabrigadas, por causa dos temporais.

A Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) disse que o acesso do Corpo de Bombeiros a vilarejos e povoados das 30 cidades atingidas tem sido difícil, já que muitas localidades estão ilhadas.

Neste domingo (12), cerca de 241 militares do corpo de bombeiros e 2 helicópteros atuam nos resgates de vítimas e no apoio às comunidades. De acordo com o G1, uma casa acabou sendo soterrada em Amargosa. Os residentes estão desaparecidos.

Hoje, o governador do estado, Rui Costa, também realiza visitas às cidades de Porto Seguro, Prado, Teixeira de Freitas, Jucuruçu e Itamaraju, que foram fortemente afetadas pelas chuvas.



Bahia LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje