Centro de Referência para autistas começa a funcionar, em FSA, a partir da próxima segunda-feira (6) - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, terça, 19 de março de 2024

Saúde

Centro de Referência para autistas começa a funcionar, em FSA, a partir da próxima segunda-feira (6)

02 de Dezembro de 2021 | 11h 38
Ouvir a matéria:
Centro de Referência para autistas começa a funcionar, em FSA, a partir da próxima segunda-feira (6)
Foto: Wevilly Monteiro

O Centro de Referência Municipal para Tratamento da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista Dr. Ildes Ferreira de Oliveira (CER-TEA) começa a funcionar, em Feira de Santana, na próxima segunda-feira (6). A informação foi confirmada pelo secretário de Desenvolvimento Social, Antônio Carlos Borges Júnior. 

De acordo com o gestor, o público-alvo do equipamento vai desde crianças a partir de 3 anos a pré-adolescentes com 12 anos incompletos. Eles terão acesso a diversos atendimentos, de forma interdisciplinar e humanizada, nas áreas da Saúde e da Assistência Social. "Isto possibilitará o aprendizado, a interação e o desenvolvimento intelectual, favorecendo a integração e a socialização, além de oferecer o acolhimento adequado aos familiares", destacou Borges Júnior.

Conforme o decreto publicado na edição desta quinta-feira (2) do Diário Oficial Eletrônico, os requisitos para acesso ao serviço são: residir em Feira de Santana; possuir o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) atualizado; estar em situação de vulnerabilidade social, com faixa de renda enquadrada em pobreza ou extrema pobreza; e ter família cadastrada no Cadastro Único para Programas Sociais (Cadúnico).

Para ser assistido no Centro de Referência, a pessoa com espectro autista também deve ser encaminhada pelo Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (Caps I). A criança deverá, durante todo o atendimento, estar sempre acompanhada de seu responsável. Aquela que não comparecer duas vezes, sem apresentar justificativa, perderá a vaga, a ser preenchida por outro portador de TEA. 

Os atendimentos clínicos serão de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Já os serviços socioassistenciais serão da competência da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso).

O equipamento, que está localizado na Rua Itacarambi, bairro Muchila, ao lado do Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira, vai funcionar das 08h às 12h e das 13h às 17h.



Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje