Estudantes de 2 escolas municipais exploram reaproveitamento do lixo e são premiados - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

Educação

Estudantes de 2 escolas municipais exploram reaproveitamento do lixo e são premiados

19 de Novembro de 2021 | 09h 15
Estudantes de 2 escolas municipais exploram reaproveitamento do lixo e são premiados
Foto: Divulgação

O que fazer com o lixo gerado, diariamente, pela população das cidades? Alunos das escolas municipais de Feira de Santana apresentaram propostas para resolver esse problema e acabaram premiados. Reaproveitamento do lixo orgânico, educação ambiental, destinação correta de resíduos sólidos e coleta seletiva estão entre as principais temáticas que nortearam os três projetos vencedores do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente - etapa local. Os trabalhos foram desenvolvidas por estudantes e professores das escolas Regina Vital e Cívico-Militar Quinze de Novembro.

As unidades escolares ganhadoras foram recompensadas com o valor de R$ 2.000, cada. Esta é a 29ª edição da premiação e a 22ª participação das escolas municipais de Feira de Santana. O objetivo do prêmio é aproximar a ciência dos assuntos mais cotidianos. Esse ano, o tema abordado foi: O desafio do lixo - como podemos ser mais sustentáveis?

Para colocar a proposta em prática, estudantes do 1º ao 3º ano da Escola Regina Vital, localizada no bairro Campo Limpo, se reuniram via grupos de Whatsapp, lives e atividades domiciliares, para debater o reaproveitamento do lixo orgânico e o papel da compostagem na construção de uma horta sustentável. "Com o projeto, fizemos uma grande reflexão sobre o que realmente é lixo e o que pode ser reutilizado. Assim, conseguimos trazer, de forma efetiva, o estudante e a comunidade como protagonistas e agentes de transformação do meio em que vivem", diz a professora Juliana Barbosa.

A unidade de ensino executa ações voltadas à educação ambiental e ciência, como a coleta de óleo de cozinha e de lixo eletrônico; captação de água de chuva; e horta na escola. Esta é a quarta vez que a escola é premiada. "A proposta da educação ambiental tem que ser solidificada e fortificada, em prol da comunidade, pois são atitudes como essas, que devem começar em casa, nos pequenos detalhes, que contribuem para um mundo melhor. É um prazer sermos reconhecidos por essas atitudes", afirma a diretora da unidade, Indaiara de Sant´Anna Silva.

Práticas ecológicas no território rural de Jaíba - A Escola Cívico-Militar Municipal Quinze de Novembro (ECIM), situada no distrito de Jaíba, foi contemplada pela realização de dois projetos. Os alunos envolvidos mantiveram o foco de suas atividades na realidade local.

Os estudantes do 7° ano, vencedores na categoria Cientista Jovem I, realizaram um levantamento de dados sobre o descarte de lixo no distrito e propuseram uma alternativa para resolver o antigo problema. Após a pesquisa, a missão foi separar resíduos sólidos/secos, no âmbito domiciliar, para serem pesados e, mais uma vez, separados. A partir da experiência, produziram gráficos e idealizaram a implantação de um ecoponto na localidade. 

Acompanhando o desenvolvimento do projeto, os estudantes do 9º ano, ganhadores da categoria Cientista Jovem II, trabalharam com a destinação dos resíduos eletrônicos. A pesquisa também foi baseada no levantamento e no descarte correto desse tipo de material.

Para a professora de Ciências da Natureza da ECIM, Adriana Peixoto Campos, o ensino da disciplina é um meio de investigação da realidade local. "É fazer com que uma problemática da realidade do aluno se torne um tema que vai além do espaço escolar e explora sua própria experiência, pois ele pensa, cria, busca soluções e colhe resultados para o futuro", ressalta.

Etapa Nacional - Agora, as escolas concorrem à etapa nacional do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente, momento em que vão disputar com as escolas vencedoras dos estados de Minas Gerais e São Paulo.



Educação LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje