Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 02 de dezembro de 2021

Economia

Caixa Econômica financiará compra de placas solares para residências

14 de Novembro de 2021 | 12h 19
Ouvir a matéria:
Caixa Econômica financiará compra de placas solares para residências
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Em dezembro, a Caixa Econômica Federal (CEF) deve lançar um programa destinado à implantação de energia solar nas residências brasileiras. Em entrevista ao Brasil em Pauta deste domingo (14), o presidente da instituição financeira, Pedro Guimarães, disse que o Caixa Energia Renovável vai financiar a aquisição de placas solares com juros de 1,17% ao mês. "É a menor taxa de crédito", destacou.

Conforme a Agência Brasil, o financiamento poderá ser contratado por meio do celular, pelo aplicativo Caixa Tem. Além disso, terá carência de seis meses e, para efetuar o pagamento, o contratante contará com um prazo de cinco anos.

O presidente da CEF também falou sobre outra iniciativa voltada à sustentabilidade: o Caixa Florestas. Por meio deste programa, o banco pretende investir R$ 150 milhões para patrocinar a plantação de 10 milhões de árvores, no período de cinco anos.

Pedro Guimarães ressaltou que foram selecionados quatro projetos. Serão 4 milhões de árvores, 5 mil nascentes e 4 milhões de pessoas sendo beneficiadas.  "Quando nós mantemos as florestas ou as nascentes, a população que vive no entorno se beneficia diretamente", observou.

O gestor mencionou, ainda, a abertura de 268 agências da Caixa Econômica no interior do Nordeste. Ele destacou que o banco, ao contrário dos demais, que estão fechando postos, abre agências em locais de difícil acesso, aonde nenhuma instituição chega.

Ele também comentou o crescimento da Caixa no agronegócio, sobretudo no que concerne ao segmento de baixa renda, como é o do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). "Não vamos focar nas grandes empresas, que não precisam da Caixa", pontuou.

O Brasil em Pauta vai ao ar às 19h30, na TV Brasil.



Economia LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje