Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 29 de maro de 2024

Brasil

Força Nacional é convocada a ajudar Funai a proteger indígenas Kawahiva

12 de Novembro de 2021 | 10h 39
Ouvir a matéria:
Força Nacional é convocada a ajudar Funai a proteger indígenas Kawahiva
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública para proteger os habitantes da Terra Indígena Kawahiva do Rio Pardo, localizada no estado do Mato Grosso. A portaria decretada em apoio à Fundação Nacional do Índio (Funai) foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (12).

De acordo com a Agência Brasil, a medida, que tem validade de 30 dias, podendo ser prorrogada, caso seja necessário, determina que a Força Nacional atue nas atividades e serviços "imprescindíveis à preservação da ordem pública, da incolumidade das pessoas e do patrimônio, em caráter episódico e planejado".

ISOLADOS - A Funai informou que o território tem 411.844 hectares e é habitado por indígenas isolados. Os Kawahiva (Tupi-Kawahib), segundo o órgão, pertencem ao tronco linguístico Tupi, da família Tupi-Guarani.

Conforme a Agência Brasil, a cobiça de não indígenas pela região motivou ações de proteção e conservação da área, por parte da Funai. Agora, a presença da Força Nacional se fez necessária, uma vez que os conflitos começaram a se intensificar no local.

A portaria prevê, ainda, que o contingente a ser disponibilizado será definido a partir de planejamento da Diretoria da Força Nacional, vinculada à Secretaria Nacional de Segurança Pública.



Brasil LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje