Bahia é atingida por mais de 125 mil raios, por causa de frente fria - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 29 de março de 2024

Bahia

Bahia é atingida por mais de 125 mil raios, por causa de frente fria

05 de Novembro de 2021 | 11h 47
Bahia é atingida por mais de 125 mil raios, por causa de frente fria
Foto: Arisson Marinho/Correio

Na noite desta quinta-feira (4), a Bahia foi atingida por mais de 125 mil raios. De acordo com o G1, o estado foi a unidade federativa que mais registrou o fenômeno. A principal causa, segundo o ClimaTempo, é a frente fria que tem provocado fortes chuvas. Somente a cidade de Valença, região do baixo-sul baiano, registrou cerca de 6 mil descargas elétricas. Salvador foi atingida por 460 raios em um período de duas horas.

Sósthenes Macedo, diretor da Defesa Civil da capital baiana disse que o fenômeno foi registrado, em sua maioria, na área do oceano. "Foram vários raios que caíram em Salvador, quase 500 em duas horas. Até tivemos uma quantidade de chuva, em algumas localidades, mas não foi como já ocorrido em alguns momentos. Mas é certo que, com essa quantidade de raios e trovões - estávamos monitorando no nosso radar meteorológico -, ficamos assustados. Graças a Deus, ficou mais estabilizado no oceano, trazendo para cá apenas os impactos dessa frente fria e essa nebulosidade que está em Salvador", frisou.

Ainda conforme o G1, o gestor da Defesa Civil informou que não houve deslizamento de terra na cidade. "A grande maioria está na base das ameaças de deslizamento e desabamento. E, hoje (5), apenas duas solicitações foram feitas, de meia-noite até agora (por volta das 7h30). Nossas equipes continuarão trabalhando 24h, em regime de plantão, no Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec)", assegurou.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) prevê, para a capital baiana, ventos intensos e uma média de 30 a 60 mm de chuva por hora. Por dia, deverá cair entre 50 e 100 mm. Por causa do clima, há risco de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

ESCOLA FOI ATINGIDA - A direção do Colégio Estadual Luís Viana, na capital do estado, suspendeu as aulas, nesta sexta-feira (5). O motivo foi a queda de um raio na quadra da unidade de ensino. Ao chegarem à escola, os alunos foram informados que deveriam voltar para casa. Em função do incidente, não havia energia elétrica.

De acordo com o G1, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) confirmou a suspensão das aulas no colégio, por falta de energia na região. O órgão disse que as aulas do turno matutino serão repostas e as dos demais turnos retomadas quando o fornecimento da energia for normalizado.

A Região Metropolitana de Salvador (RMS), a do Vale do São Francisco e o Centro Norte, Nordeste, Sul e Extremo Oeste também receberam alertas de perigo, por causa das chuvas intensas, diz o G1.

ITABUNA - O teto de uma Unidade de Saúde da Família (USF) de Itabuna, no sul do estado, apresentou vazamento, por causa da forte chuva que atinge a cidade. O espaço foi interditado, na tarde de ontem (4). A água invadiu o imóvel e a prefeitura precisou cancelar o atendimento.

A Secretaria de Segurança e Ordem Pública de Itabuna (Sesop) informou que o posto vai permanecer fechado, pelo menos, até segunda-feira (8), quando as chuvas devem começar a diminuir. As equipes do órgão vão avaliar a situação da unidade, na próxima semana, a fim de verificar as providências a serem tomadas.

As ruas do centro e diversos imóveis da cidade ficaram alagados. Segundo o G1, a Defesa Civil de Itabuna emitiu alerta laranja para as próximas 24 horas, com previsão de 90% de chance de forte chuva no município.

Na madrugada da última quarta-feira (3), a chuva provocou desabamento parcial de uma casa em Itamaraju, no extremo sul da Bahia, após um morro deslizar. O barro invadiu o imóvel, mas ninguém ficou ferido.

Catu - A chuva intensa também causou alagamento em alguns pontos na cidade de Catu, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). O centro de abastecimento do município foi inundado. Comerciantes tiveram prejuízos. Segundo o G1, a chuva deve durar, pelo menos, até domingo (7), sempre acompanhada de ventos fortes, raios e trovões.

Jaguaquara - Municípios da região sudoeste do estado também foram atingidos pela chuva, na noite de quinta-feira. Ruas centrais de Jaguaquara ficaram alagadas. Imagens feitas por moradores mostram pontos em que a água alcança a altura da porta dos carros. Na Praça Guilherme Viola, a água invadiu uma lanchonete, causando diversos prejuízos.



Bahia LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje