Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 02 de dezembro de 2021

Cultura

Com o tema 'Feira das feiras: o território em questão', Museu Casa do Sertão apresenta Semana Cultural

26 de Outubro de 2021 | 11h 21
Com o tema 'Feira das feiras: o território em questão', Museu Casa do Sertão apresenta Semana Cultural
Foto: Divulgação

O Museu Casa do Sertão e o Centro de Estudos Feirenses, entidades ligadas à Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), promove, entre esta terça-feira (26) e a próxima sexta (29), sua mais recente iniciativa virtual. Com o tema "Feira das feiras: o território em questão", o Projeto Semana Cultural integra o Plano de Ação do Museu, destinado aos seus bolsistas do Programa Mais Futuro, implementado pelo Governo do Estado da Bahia na Uefs.

A ideia é difundir, entre os discentes, o papel ativo na construção de habilidades e conhecimentos. E promover a produção comunicativa e museológica virtual durante a pandemia, de modo a reunir e disseminar, colaborativamente, um rico inventário de informações, acervos imagéticos, saberes e temas de relevância social e simbólica.

Nesta primeira edição, os estudantes André Lima, do curso de Agronomia; Jonas Lopes e Romisval Silva, do curso de Geografia; e Daniele Pires, do curso de Música, dedicaram-se ao estudo e discussão em torno das potencialidades e fruições culturais no universo das feiras populares da cidade de Feira de Santana.

Os trabalhos focam, principalmente, nas condições multirreferenciais das feiras, como espaço, evento, entreposto comercial, fluxos, deslocamentos, encontros e diversidade, evidenciando a importância delas como engrenagens não só econômicas, mas da vida social e da paisagem urbana feirense, marcando, simbolicamente, a resistência como princípio basilar, diante de conflitos com diversos poderes, e a territorialização dos seus agentes.

As atividades virtuais podem ser acompanhadas diretamente na página do Museu no Instagram: https://www.instagram.com/museu.casa.do.sertao/. A programação começou esta manhã, com uma apresentação cultural de Rap executada pelo professor, historiador, cantor e compositor Lázaro Barbosa (@a.lendasz). Ele fez um passeio pelos seus mais recentes trabalhos musicais e por sua militância enquanto articulador comunitário e produtor independente.

Também na manhã desta terça-feira, houve o lançamento da exposição virtual "Feira das Feiras", de autoria do fotógrafo Nei Rios. A mostra virtual apresenta a produção deste feirense de coração, que integra o Clube de Fotografia de Feira de Santana. Ainda jovem, transitava os espaços das feiras, trabalhando no transporte de mercadorias. Já maduro, passou a dedicar-se a militâncias sociais. Em seu exercício fotográfico, busca não apenas registrar, mas também compartilhar e narrar, notabilizando o cotidiano de espaços e pessoas das principais feiras do município, a exemplo da Cidade Nova, Estação, Marechal, antigo Centro de Abastecimento, Centro e Praça Bernadino Bahia.

Amanhã (27), às 15h, será realizada uma live com a participação da doutora Alessandra Teles, geógrafa e professora do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF/Uefs). A docente discutirá o tema "Feiras de Feira: relação Sociedade e Poder Público", compartilhando um pouco de seus achados de pesquisa. Às 17h, ocorrerá uma apresentação musical, com repertório especial da cantora, compositora e licencianda em Música (Uefs) Vanessa Oliveira.

No dia 28, às 15h, haverá uma palestra com o professor doutor José Raimundo Lima, coordenador da Incubadora de Iniciativas de Economia Popular e Solidária da (IEPS) da Uefs, que fará uma explanação sobre a "Feira de Economia Popular e Solidária: alternativas de resistências".

Na sexta-feira (29), a partir das 15h, a Semana Cultural será encerrada com um bate-papo especial com o fotógrafo Nei Rios. O profissional abordará tema ligado ao eixo temático "Feira das Feiras em Fotos: percepções e inspirações".



Cultura LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje