Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, segunda, 25 de outubro de 2021

Cultura

Feira é presenteada com painel de grafite, em seu aniversário de emancipação política

18 de Setembro de 2021 | 12h 17
Ouvir a matéria:
Feira é presenteada com painel de grafite, em seu aniversário de emancipação política
Foto: Andrews Pedra Branca

Feira completa, neste sábado (18), 188 anos de emancipação política. A data que marca o aniversário da cidade foi comemorada com um presente especial. Um painel artístico elaborado pelo grafiteiro Kbça. A obra, que retrata a Princesa do Sertão, foi entregue, na manhã de hoje, durante solenidade realizada no Shopping Boulevard.

O prefeito Colbert Martins Filho destacou a identificação que a pintura tem com o contexto histórico do município. "Uma obra que representa as várias faces de Feira de Santana, representa a diversidade e multiplicidade de pessoas, homens e mulheres que constroem essa cidade. Uma cidade é construída por gente e nós somos exatamente isso. Agradeço ao Shopping Boulevard pelo presente que nos simboliza muito bem", frisou o gestor.

Inspirado na tela "Os operários", da artista modernista Tarsila do Amaral, o painel de Kbça retrata a diversidade do povo feirense, legada pela condição de cidade entroncamento rodoviário. A composição traz, ainda, símbolos representativos da arquitetura local, como a caixa d’água do Tomba, a Igreja senhor dos Passos e a escultura do artista plástico Juraci Dórea, que adorna o centro comercial.

O comércio informal, aliás, é outro destaque da obra criada por Kbça. O artista resgatou um dos principais referenciais históricos de Feira de Santana, ao retratar imagens da grande feira livre, extinta na década de 70. Vendedores de peixes e frutos passeiam pela obra, lembrando a origem da cidade que fez do comércio o ponto alto de sua economia.

De acordo com o secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Carneiro, o painel estará em exposição, no Shopping Boulevard, até dia 30 de setembro. Depois, será doada à Prefeitura, para exibição em alguns pontos da cidade, de forma itinerante. "É uma oportunidade para que as pessoas visitem e valorizarem toda a arte e cultura", ressaltou.



Cultura LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje