Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, terça, 26 de outubro de 2021

Educação

Termina hoje prazo para pedidos de reaplicação do Encceja

04 de Setembro de 2021 | 12h 06
Ouvir a matéria:
Termina hoje prazo para pedidos de reaplicação do Encceja
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Neste sábado (4), termina o prazo para pedidos de reaplicação do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). A prova é destinada a jovens que não concluíram os ensinos fundamental ou médio e desejam conseguir a certificação da conclusão dessas etapas educacionais.

Segundo a Agência Brasil, o prazo inicial para o requerimento era até ontem (3). Mas como o sistema foi suspenso no dia 31 de agosto, para "ajustes pontuais", o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) resolveu autorizar os candidatos a fazer o pedido até às 23h59 de hoje.

A reaplicação é uma possibilidade para quem não realizou a prova no último domingo (29), seja por problemas logísticos ocorridos nos locais de realização do Encceja, seja por sintomas de doenças contagiosas previstas no edital, no dia ou na véspera. A Covid-19 foi incluída na lista.

Para solicitar a reaplicação, é necessário apresentar a documentação e o diagnóstico feito por um médico cadastrado no conselho da profissão. Já para as hipóteses de problemas logísticos, como falta de energia elétrica, é preciso descrever o episódio para justificar o requerimento.

Ainda conforme a Agência Brasil, a prova foi realizada em 622 cidades, nos 26 estados e no Distrito Federal. A reaplicação ocorrerá nos dias 13 e 14 de outubro. Nesta data, a prova também será aplicada para pessoas privadas de liberdade.



Educação LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje