A partir desta quarta-feira (1º), as agências do Instituto
Nacional do Seguro Social (INSS) passam a contar com supervisão periódica do
retorno ao atendimento presencial. Segundo a Agência Brasil, a portaria
que prevê a Supervisão das APS -
Retorno Gradual e Seguro foi publicada no dia 13 de
agosto, mas só começa a vigorar a partir de hoje.
O primeiro ciclo de supervisão deve se estender até 31
de outubro. As ações serão bimestrais, com duração de 30 dias cada. A medida
vale enquanto durar a pandemia de Covid-19. Funcionários do órgão vão atuar,
durante o horário de atendimento ao cidadão, verificando os fluxos e procedimentos
realizados pelos servidores e segurados.
Em março de 2020, quando começou a crise sanitária provocada
pelo novo coronavÃrus, todos os serviços do INSS realizados presencialmente
foram suspensos. A medida foi tomada considerando, também, os fatores de risco
do público atendido, em geral pessoas idosas ou portadoras de alguma doença crônica.
Desde então, alguns serviços presenciais vêm sendo retomados,
gradualmente, com agendamento prévio, que pode ser realizado pela central
telefônica 135. Quem não conseguir agendar por telefone, pode fazer a
solicitação na agência da Previdência Social mais próxima.
Conforme a Agência Brasil, em julho, mais 12 serviços foram incluÃdos no rol de atendimento especial presencial, mediante marcação antecipada:
Outros serviços, no entanto, já se encontravam disponÃveis para agendamento de atendimento presencial:
Apesar da oferta de atendimento presencial, o INSS estimula
que os cidadãos busquem os canais online, por meio da
plataforma Meu INSS - acessÃvel
pelo browser de internet ou por aplicativo de celular -, onde
alguns desses serviços também podem ser encontrados, como forma de minimizar os
riscos de transmissão do vÃrus.