Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, terça, 18 de janeiro de 2022

Educação

Estudantes da Rede Municipal voltam às aulas, com cuidado e seguindo protocolos, em Feira de Santana

24 de Agosto de 2021 | 10h 54
Ouvir a matéria:
Estudantes da Rede Municipal voltam às aulas, com cuidado e seguindo protocolos, em Feira de Santana
Foto: ACM/Secom/PMFS

Nesta segunda-feira (23), boa parte dos alunos matriculados na Rede Municipal de Educação voltou às aulas, que recomeçaram em regime de rodízio, com metade dos estudantes em sala.

Filas, distanciamento, lavagem das mãos, álcool em todos os ambientes, uso de máscaras e redução do número de carteiras escolares são alguns dos protocolos adotados para o retorno, de acordo com a Prefeitura Municipal. As medidas foram observadas tanto pelas crianças quanto pelos professores e profissionais dos diversos setores das escolas.

Neste novo período, com o modelo híbrido, os alunos permanecem uma semana em atividades presenciais e, na semana seguinte, em casa. Entretanto, os que não estiverem em sala não deixam de estar integrados à dinâmica escolar, uma vez que têm acesso às atividades não presenciais, como a transmissão de aulas pela TV aberta, através dos canais 10.2 e 10.3, da TV Subaé, e do canal da Seduc no YouTube.

Além disso, os alunos também contam com material didático e atividades impressas, produzidos pelos professores. No caso das escolas que passam por manutenção, as atividades da primeira semana de aulas também estão sendo realizadas de forma remota.

Na avaliação do governo, o primeiro dia de aulas registrou um movimento um pouco tímido, em algumas unidades de ensino distribuídas nos bairros e distritos de Feira de Santana. Outras, no entanto, tiveram um fluxo satisfatório, recebendo metade dos alunos matriculados. "É natural, porque as famílias também estão se preparando para este novo momento, buscando se adequar. Mas ressalto que a Prefeitura está adotando todas as providências para oferecer as condições necessárias e seguras ao retorno", afirmou o prefeito Colbert Martins Filho, durante visita ao Centro Integrado de Educação Municipal Joselito Amorim.

OUTRAS MEDIDAS - De acordo com a secretária Municipal de Educação, professora Bispo Anaci Paim, outras medidas também foram adotadas para preparar as unidades de ensino para um retorno seguro. É o caso da instalação de lavatórios nas escolas; da distribuição de álcool 70%; da capacitação dos funcionários que atuam na portaria, merenda, vigilância, serviços gerais, motoristas e gestão escolar.

Além disso, a Seduc providenciou a distribuição dos itens da alimentação escolar e a circulação dos 150 ônibus que servem ao transporte dos estudantes e das 40 vans que atendem aos professores, devidamente sanitizados. "Nas próximas semanas, vamos distribuir máscaras para todos os estudantes", disse a gestora.

NOVO CALENDÁRIO - Segundo o Calendário Escolar de 2021, os estudantes terão 130 dias letivos e carga horária de 800 horas, conforme exige o parecer do Conselho Nacional de Educação no contexto da pandemia pela Covid-19. O encerramento das atividades escolares relativas a este ano, portanto, acontecerá no dia 31 de janeiro de 2022. Estão previstos 21 sábados, todos com atividades não presenciais, dirigidas aos estudantes.



Educação LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje