Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, terça, 18 de janeiro de 2022

Educação

Governo Municipal retoma aulas no modelo híbrido e adota medidas importantes para evitar disseminação da Covid-19

22 de Agosto de 2021 | 15h 26
Ouvir a matéria:
Governo Municipal retoma aulas no modelo híbrido e adota medidas importantes para evitar disseminação da Covid-19
Foto: ACM/Secom/PMFS

Nesta segunda-feira (23), boa parte dos estudantes da Educação Municipal volta às aulas, no modelo híbrido, para cumprir o ano letivo de 2021. A retomada das atividades de forma física segue sistema de rodízio, conforme orientação da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e aprovação do Conselho Municipal de Educação. As escolas que estão passando por serviços de manutenção estão autorizadas a realizar a primeira semana de forma não presencial, com atividades remotas.

De acordo com o novo calendário, os estudantes terão 130 dias letivos e carga-horária de 800 horas, conforme exige o parecer do Conselho Nacional de Educação no contexto da pandemia pela Covid-19. O ano letivo 2021 será encerrado no dia 31 de janeiro de 2022.

Os estudantes frequentarão as aulas de forma rotativa. As turmas serão divididas em grupos, que irão para a escola em semanas alternadas. O grupo que permanecer em casa durante uma semana contará com as aulas transmitidas pela TV aberta pelos canais 10.2 e 10.3, da TV Subaé, e pelo canal da Seduc no YouTube. Terá, também, o material didático e atividades impressas, produzidos pelos professores. Estão previstos 21 sábados, todos com atividades não presenciais e dirigidas aos estudantes.

MEDIDAS IMPORTANTES - Conforme a professora Anaci Paim, titular da pasta, a Seduc adotou medidas importantes para o ano letivo no modelo presencial e não presencial, com o objetivo de evitar a transmissão do novo coronavírus. "Nas últimas semanas, intensificamos os serviços de manutenção e recuperação das escolas, que também estão recebendo equipamentos e sinalização para o cumprimento do protocolo de prevenção do contágio da Covid-19. São 176 escolas passando pelos diversos serviços de manutenção", informou.

A gestora disse, ainda, que, "até o momento, 34 escolas foram entregues, reparadas ou reformadas". Além disso, destacou que mais "56 estão em fase de conclusão dos serviços, já nos próximos dias, e outras 21 estão passando por reforma geral".

Nos últimos dias, a Seduc realizou capacitação para todo o pessoal que atua nas escolas: merendeiras, serviços gerais, porteiros, vigilantes, administrativos e motoristas dos ônibus que atuam na zona rural. "Os veículos também foram sanitizados e serão higienizados frequentemente", observou a secretária.

Já os itens da alimentação escolar estão sendo distribuídos para as escolas que contarão com estudantes nesta primeira semana. "A logística também está como medida prioritária, a fim de atender todas as escolas", frisou Anaci.

Nas próximas semanas, os estudantes receberão o uniforme personalizado e o kit aluno, contendo diversos materiais, como cadernos, lápis, caneta, borracha, apontador, régua, compasso, calculadora e estojo, além de outros itens. O kit é organizado de acordo com o segmento escolar.



Educação LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje