Feira de Santana ganha Centro de Tratamento Pós-Covid - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 29 de março de 2024

Saúde

Feira de Santana ganha Centro de Tratamento Pós-Covid

03 de Agosto de 2021 | 16h 38
Ouvir a matéria:
Feira de Santana ganha Centro de Tratamento Pós-Covid
Foto: ACM

Pessoas que venceram o coronavírus, mas ficaram com sequelas da doença ganharam nesta terça-feira, 03,  um Centro de Tratamento Pós-Covid. O prefeito Colbert Martins Filho e o secretário de Saúde, Marcelo Britto, entregaram o novo equipamento à comunidade que será responsável em oferecer suporte de recuperação aos pacientes.


"Após a recuperação, muitos pacientes graves ainda têm o desafio de retomar a rotina normal. Nessa fase as sequelas deixadas pelo vírus ficam evidentes e podem comprometer a qualidade de vida. O nosso foco é cuidar dessas pessoas que precisam de atendimento especializado", destacou o prefeito.


O equipamento vai funcionar em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, e a UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana) no Centro Social Urbano (CSU), localizado na rua Tostão, bairro Cidade Nova.


Ex-secretário de Saúde e coordenador-médico da unidade, Edval Gomes, explica que o atendimento será prestado por uma equipe multidisciplinar de apoio composta por mais de 60 profissionais, além de estudantes da UEFS - área de Saúde - que auxiliarão no serviço.


Segundo o reitor da instituição, professor Doutor Evandro do Nascimento, o funcionamento do ambulatório representa um  avanço importante na formação profissional. "A oferta deste serviço com qualidade depende de uma boa formação acadêmica", ressaltou.


O secretário Marcelo Britto destaca que a entrega da unidade coincide com o período em que Feira de Santana registra uma queda na curva de contaminação.


"Os índices apontam um aumento de pacientes recuperados da doença,bem como redução na quantidade de casos positivos e hospitalizados.  A unidade é mais um reforço no enfrentamento à pandemia", afirma o titular da Saúde.


O equipamento dispõe de sete consultórios médicos, farmácia, almoxarifado, sala de coleta, banheiros adaptados e um espaço acessível. Rampas na entrada do Centro facilitarão o acesso de pacientes com deficiência ou mobilidade reduzida até as salas de atendimento.

 

AGENDAMENTO PRÉVIO


Para ser atendido é necessário agendamento prévio nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e Undiades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros. Pacientes que foram internados de forma grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Campanha serão agendados assim que receberem alta médica. O funcionamento do Centro de Tratamento pós-Covid ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

 

O atendimento prestado na unidade contempla as áreas médicas da Nefrologia, Clínica Geral, Neurologia, Cardiologia, Pneumologia e Psiquiatria, além de Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. A expectativa é atender 2 mil pacientes por mês.

FONTE: PMFS



Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje