Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 18 de abril de 2024

Saúde

SMS inicia 3ª etapa da campanha de vacinação contra a gripe

10 de Junho de 2021 | 11h 20
Ouvir a matéria:
SMS inicia 3ª etapa da campanha de vacinação contra a gripe
Foto: Raylle Ketlly

A terceira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza, causador da gripe, foi iniciada, em Feira de Santana, nesta quarta-feira (9), e segue até 9 de julho. A aplicação da dose única do imunizante está sendo realizada em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) da cidade.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nesta etapa, serão vacinadas pessoas com comorbidade, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte público, militares das forças armadas, pessoas privadas de liberdade, trabalhadores do sistema prisional e outros grupos.

O órgão informa que aqueles que deixaram de se vacinar nas etapas anteriores ainda podem ser imunizados, no decorrer da campanha. Ressalta, ainda, que a população precisa estar atenta ao fato de que 21 Unidades de Saúde da Família foram designadas, nos dias de terça e quinta-feira, para vacinação exclusiva contra a Covid-19. Nas segundas, quartas e sextas-feiras, estes postos de imunização estarão aplicando somente a vacina contra a gripe.

RECOMENDAÇÃO - Em 2021, a campanha de vacinação contra a gripe coincidiu com a imunização contra a Covid-19. Por conta disso, o Ministério da Saúde não recomenda a aplicação simultânea das duas vacinas, devido à falta de estudos sobre a coadministração dos fármacos.

A orientação é priorizar o antígeno contra o novo coronavírus. Sendo assim, pessoas que integram os grupos prioritários devem tomar primeiro a vacina contra a Covid-19 e, posteriormente, o imunizante contra a gripe, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre as aplicações.

Conforme a SMS, é importante que as pessoas não deixem de se imunizar contra o vírus Influenza. A vacina previne o surgimento de complicações decorrentes da gripe, reduzindo as internações hospitalares e, consequentemente, a sobrecarga dos serviços de saúde e os óbitos. Também serve para minimizar os sintomas, que podem ser confundidos com os da Covid-19.

Conforme o órgão, desde o começo da campanha, no dia 12 de abril, 58.814 pessoas já foram vacinadas, no município.



Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje