Junho Vermelho: campanha mobiliza população em prol da doação de sangue; voluntários podem realizar agendamento - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 29 de março de 2024

Saúde

Junho Vermelho: campanha mobiliza população em prol da doação de sangue; voluntários podem realizar agendamento

10 de Junho de 2021 | 10h 05
Ouvir a matéria:
Junho Vermelho: campanha mobiliza população em prol da doação de sangue; voluntários podem realizar agendamento
Foto: Wevilly Monteiro

Com o objetivo de incentivar a doação de sangue, a Prefeitura Municipal de Feira de Santana (PMFS) está promovendo a campanha Junho Vermelho, em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba). Em função da pandemia da Covid-19, o atendimento está sendo realizado com hora marcada.

Em Feira de Santana, os doadores podem realizar o agendamento preenchendo o formulário disponível no site www.hemoba.ba.gov.br. Também é possível marcar horário enviando um e-mail para o endereço horamarcada@hemoba.ba.gov.br ou ligando para o telefone (75) 3614-1556.

Os interessados em participar devem pesar acima de 50 quilos e ter idade entre 16 e 69 anos. No caso de doação de medula óssea, é preciso ter entre 18 e 55 anos. É imprescindível não estar em jejum. Os doadores devem estar bem alimentados, mas é recomendado evitar alimentos gordurosos, nas quatro horas anteriores à doação.

Segundo a Prefeitura, além de estarem em boas condições de saúde, os voluntários não podem ter tido contato com pessoas que estejam com suspeita ou diagnóstico confirmado de Covid-19. Também é preciso estar fora do grupo de risco para a doença. Os candidatos que foram infectados pelo novo coronavírus e desejam doar, devem aguardar 30 dias após a recuperação.

As pessoas que foram vacinadas contra a Covid-19 devem aguardar 48 horas após a aplicação de cada dose, no caso da CoronaVac. Se a vacina for da AstraZeneca ou da Pfizer, é necessário respeitar um intervalo de sete dias, após aplicação de cada dose.

A campanha, que é nacional, é realizada no mês de junho por se tratar do período em que se costuma registrar quedas significativas nos estoques dos bancos de sangue públicos e privados. A ação mobiliza a população anualmente e possui laço ou iluminação vermelha para representar o apoio e incentivo à doação de sangue. Em Feira de Santana, o Junho Vermelho passou a integrar o Calendário Oficial do município através da Lei nº 3.715.



Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje