Muitos motivos para sorrir! Cirurgia ortognática proporciona benefícios para a saúde física e mental - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

Emanuela Sampaio

Muitos motivos para sorrir! Cirurgia ortognática proporciona benefícios para a saúde física e mental

20 de Maio de 2021 | 15h 37
Muitos motivos para sorrir!  Cirurgia ortognática proporciona benefícios para a saúde física e mental

Mesmo utilizando aparelho ortodôntico há oito anos, a vendedora comercial Carla Susan de Cerqueira Nascimento, 28 anos, estava completamente insatisfeita com o seu sorriso e a exposição gengival que apresentava. "O quesito estético me incomodava bastante, além da dificuldade na hora de respirar", ressalta. "Tudo isso afetava diretamente a minha autoestima", complementa.

Por meio de uma amiga, Carla conheceu um pouco sobre a cirurgia ortognática e não hesitou em procurar mais informações. "Em meados de 2014 fiz a minha primeira consulta e de lá para cá não me faltam motivos para sorrir", recorda.

A vendedora comercial fez a cirurgia em junho de 2015. "Esse procedimento é feito em hospital com 24h de internação", explica Dr. Saulo Pires Teixeira (@bahiaortognatica), cirurgião buco-maxilo-facial. "No pós operatório são adotados alguns cuidados em prol da recuperação como o uso de medicação específica, alimentação saudável e repouso das atividades por 15 dias", acrescenta.

A cirurgia ortognática é um procedimento que devolve a função e a estética dos pacientes com deformidades dentofaciais, por meio do reposicionamento dos maxilares. "Essas deformidades causam distúrbios na oclusão mordida, articulações e respiração. A cirurgia ortognática é um procedimento funcional que pode restaurar a harmonia facial, a função mastigatória e, consequentemente, proporcionar o aumento da autoestima e da qualidade de vida", explica o Dr. Marcus Vinicius Sapucaia (@bahiaortognatica), cirurgião buco-maxilo-facial.

O procedimento conta com as seguintes etapas: análise facial, planejamento digital 3D e acompanhamento com ortodontista para preparação e depois a cirurgia para reposicionamento dos ossos da face. Dentre os principais benefícios, destaque para: correto posicionamento dos ossos da face, melhora da respiração, oclusão ideal, alívio na mastigação e digestão, qualidade na articulação da fala, equilíbrio estético e autoestima.

"Tudo mudou e repito com convicção: faria tudo novamente. Me sinto ótima e com a autoestima elevada. Dormir de boca aberta faz parte do passado. Hoje eu amo o meu sorriso e tudo o que a cirurgia me proporcionou", ressalta Carla.



Emanuela Sampaio LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje