Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 19 de abril de 2024

Saúde

Novo lote com 405 mil doses da vacina da AstraZeneca chega à Bahia; envio de imunizante da Pfizer é prorrogado

03 de Maio de 2021 | 13h 16
Novo lote com 405 mil doses da vacina da AstraZeneca chega à Bahia; envio de imunizante da Pfizer é prorrogado
Foto: Camila Oliveira/TV Bahia

Um novo lote contendo 405 mil doses da vacina da AstraZeneca/Oxford contra a Covid-19 chegou à Bahia, na manhã desta segunda-feira (3). Transportada em um avião da Latam, a carga foi desembarcada no aeroporto da capital baiana, por volta das 9h45. De acordo com o G1, do total, 50.050 doses permanecem em Salvador.

No domingo (2), a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) anunciou que um lote com 26.910 doses da vacina da Pfizer/BioNTech também chegaria hoje. No entanto, por meio de nota, o órgão informou a carga não foi embarcada, conforme o previsto.

"A empresa de logística do Ministério da Saúde informou, às 9h15 desta segunda-feira (3), que as vacinas da Pfizer não embarcaram no avião que saiu do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, às 7h45, com destino ao aeroporto internacional de Salvador. Não há detalhes sobre os motivos que impediram o embarque da carga, porém ainda estimam a entrega para hoje, às 16h20", diz o documento.

Este seria o primeiro lote da vacina da Pfizer a chegar à Bahia. As doses possuem uma logística diferenciada em relação aos demais imunizantes entregues pelo Ministério da Saúde, em função da necessidade armazenamento em temperaturas extremamente baixas, que variam entre 90 e 60 graus Celsius negativos.

Conforme o G1, a Sesab informou que as vacinas da Pfizer serão transportadas em uma caixa especial, lacrada, que será aberta somente no local de armazenamento definitivo. As doses do imunizante devem chegar à Bahia a uma temperatura variável entre 25 e 15 graus Celsius negativos. Nestas condições, o fármaco se mantém biologicamente estável por 14 dias. Após a distribuição para as unidades de saúde que realizarão a aplicação, elas devem permanecer armazenadas entre 2 e 8 graus Celsius positivos, por um período máximo de cinco dias.

Ainda conforme o G1, as doses do imunizante da AstraZeneca que chegaram esta manhã seguiram para a sede do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), no próprio aeroporto. Lá, passaram por conferência e contagem, para, posteriormente, serem distribuídas entre as cidades baianas.



Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje