Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 06 de maio de 2021

Saúde

Feira recebeu mais 15.980 doses de imunizantes contra a Covid-19

17 de Abril de 2021 | 12h 42
Feira recebeu mais 15.980 doses de imunizantes contra a Covid-19
Foto: Thiago Paixão

Mais 15.980 doses de imunizantes contra a Covid-19 foram entregues à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Feira de Santana, nesta sexta-feira (16). O órgão informou o recebimento de 7.440 doses de CoronaVac, vacina produzida pelo Instituto Butantan, e 8.540 doses do antígeno da AstraZeneca/Oxford, distribuído, no Brasil, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Os fármacos anticovid já têm destino certo: 8.540 serão utilizados na aplicação da primeira dose em idosos, quilombolas e trabalhadores da segurança pública e salvamento. As outras 7.440 unidades serão destinadas à segunda dose dos idosos que vão completar o esquema vacinal.

A SMS lembra que o agendamento para a aplicação da primeira dose nos idosos está sendo realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A marcação permanece de acordo com a data de nascimento. Quem nasceu entre 1º de janeiro e 30 de junho deve realizar a marcação pela manhã. Os nascidos entre 1º de julho e 31 de dezembro, no turno da tarde. Um familiar ou responsável pode solicitar o horário da imunização. E, caso o idoso tenha dificuldade ou impossibilidade de locomoção, basta pedir aos agentes de saúde que apliquem o imunizante em casa.

No entanto, exclusivamente neste sábado (17), não é necessário agendar. Os idosos a partir de 62 anos podem se dirigir a uma UBS e tomar a primeira dose da vacina. A aplicação será realizada até às 17 horas.

SEGUNDA DOSE – A Secretaria de Saúde faz um alerta para aqueles que ainda não tomaram a segunda dose. O imunizante pode reduzir as chances de agravamento da doença. Por isso é tão importante receber as duas aplicações. Somente assim a eficácia da vacina é assegurada.

As doses contra a Covid-19 estão distribuídas em todas as Unidades Básicas de Saúde, uma vez que as Unidades de Saúde da Família (USF) estão vacinando apenas contra a gripe. Sendo assim, aqueles que foram agendados para tomar a segunda dose nas UFS devem realizar um novo agendamento na UBS mais próxima. Caso haja vacina disponível na UFS, ela poderá ser aplicada.



Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje