Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 06 de maio de 2021

Educação

Morre Hilda Carneiro, aos 94 anos; professora era irmã do ex-governador João Durval

12 de Abril de 2021 | 14h 32
Morre Hilda Carneiro, aos 94 anos; professora era irmã do ex-governador João Durval
Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução

Morreu, na manhã desta segunda-feira (12), a professora Hilda Carneiro, irmã do ex-governador, ex-senador da Bahia e ex-prefeito de Feira de Santana, João Durval Carneiro.

De acordo com o Acorda Cidade, o secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Sérgio Carneiro, sobrinho da professora, confirmou a informação. Ele disse que a tia faleceu de causas naturais, na própria residência, em Feira de Santana. O velório e o sepultamento serão restritos aos familiares, devido às limitações impostas pela pandemia da Covid-19.

Localizado no Conjunto Feira V, um colégio da rede estadual leva o nome da professora. A homenagem partiu da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC), quando o sobrinho, Sérgio Carneiro, foi presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano e Articulação Municipal (Interurb).

Hilda Carneiro era mãe de 10 filhos: Maria Lenilda Carneiro Santos David (in memorian), Antonia Iara Carneiro, Lígia Carneiro Santos, Silvia Zarif, João Carneiro Neto, Maria Aparecida Carneiro Santos Almeida, Leonel Sampaio Santos Filho, Maria Flor Carneiro Santos Moraes, José Raimundo Carneiro Santos e Ana Sofia Carneiro Santos. Ela também deixa netos e bisnetos.

BIOGRAFIA – Formada em Magistério, em 1964, cursou, também, Pedagogia, com habilitação em Administração Escolar, na Universidade Católica do Salvador (UCSal). Hilda Carneiro dedicou toda a sua vida à Educação. Foi nomeada professora de Matemática do Colégio Municipal Joselito Amorim, em 1965, tendo atuado, ainda, na Escola João Barbosa de Carvalho.

Além disso, foi vice-diretora da Escola Ernestina Carneiro; trabalhou na Escola Wilson Falcão; e, em 1974, foi nomeada diretora da Escola João Durval Carneiro, posto no qual permaneceu até a aposentadoria, em dezembro de 1987. À frente desta unidade escolar, teve uma gestão de referência.

Em 1991, Hilda Carneiro passou a trabalhar no Departamento de Desenvolvimento do Trabalho, ligado ao posto da Superintendênciade Atendimento ao Cidadão(SAC), em Feira de Santana. Neste órgão estadual, foi coordenadora, cargo que assumiu até o ano de 2008, quando completou 82 anos.

Ainda segundo o Acorda Cidade, na sua carreira, Hilda também desempenhou relevante papel na vida cultural da cidade, tendo fundado e dirigido o Instituto Mauá.



Educação LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje