Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 06 de maio de 2021

Emanuela Sampaio

Maquiavel na Inglaterra e o inconfesso intérprete David Hume

03 de Fevereiro de 2021 | 21h 20
Maquiavel na Inglaterra e o inconfesso intérprete David Hume
Prof. Nilo Reis
“Se estudar o pensamento de um Filósofo, metódica e rigorosamente, tem sido tarefa árdua, reservada a espíritos com boa disposição intelectual e de ânimo firme, comparar e analisar dois imensos pensadores, expoentes máximos de seus tempos – tempos de transição –, em Itália e em Inglaterra, há que se reconhecer o quanto maior é o esforço necessário para empreitada de tal monta.”  Assim prefaciou o livro do Professor Nilo Reis o professor do PPG em filosofia da Puc -SP Antônio Valverde . 
O jovem e instigante Prof de filosofia da UEFS , Nilo Reis, lançou recentemente o livro:  MAQUIAVEL na Inglaterra e o inconfesso intérprete DAVID HUME .
“O presente escrito é o resultado de uma investigação, cujo propósito era compreender como os conceitos relativos às obras políticas de Maquiavel se tornaram leituras significativas para entender as disputas políticas que ameaçavam a estabilidade e a ordem civil da Inglaterra desde o início da era Moderna, tornando-se pressupostos fundamentais em diversas composições inglesas, em especial nos escritos do filósofo escocês David Hume. Influenciado por Maquiavel, Hume forneceu elementos para compreender a realidade socioeconômica e política da Inglaterra, através da abordagem do realismo político do florentino. Sua obra é ponto de inflexão para o leitor entender aquela conjuntura, ao tempo em que serve de instrumento para refletir a dinâmica política que perpassa as quadras do tempo, sem verdades transcendentes, e sem se desvincular do entendimento da natureza humana.”
 
 
O livro já está disponível na livraria Atlântica no Shopping Bolevard em Feira de Santana. 
Parabéns ao grande mestre da filosofia feirense Prof Nilo Reis!
A obra é um sucesso!


Emanuela Sampaio LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje