Monumento ao Vaqueiro está pronto para ser instalado; escultor venceu concurso realizado pela Secretaria de Cultura - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 29 de março de 2024

Cultura

Monumento ao Vaqueiro está pronto para ser instalado; escultor venceu concurso realizado pela Secretaria de Cultura

01 de Fevereiro de 2021 | 12h 28
Monumento ao Vaqueiro está pronto para ser instalado; escultor venceu concurso realizado pela Secretaria de Cultura
Foto: Izinaldo Barreto

Elaborado em aço, pelo arquiteto Danilo Freitas, o novo monumento ao vaqueiro será instalado na Rua Olímpio Vital, substituindo a antiga escultura, que se desgastou com o tempo. A peça retrata um vaqueiro montado a cavalo e poderá ser observada de diferentes ângulos, dando a sensação de estar em movimento.

Vencedor do prêmio Cultura de Arte Popular, realizado para escolher o escultor da estátua, Danilo Freitas conta que levou quase 30 dias para modelar a obra, que tem dois metros de altura por três e meio de comprimento. O peso está em torno de 500 quilos. A montagem da peça começou pelos membros do cavalo. Posteriormente, foram instalados os arreios e, por último, o vaqueiro.

Segundo o escultor, o material escolhido foi o aço patinável, conhecido como corten, que contém elementos anticorrosivos, sendo de alta duração. “Este material desenvolve naturalmente a pátina protetora, uma espécie de ferrugem que proporciona maior durabilidade à peça. Além disso, foram utilizadas telha de zincalume (usadas para serviços de alta resistência à corrosão atmosférica) e chapa fina”, explicou.

De acordo com Prefeitura Municipal de Feira de Santana (PMFS), para alcançar o tamanho desejado, Danilo Freitas disse que utilizou algumas técnicas para calcular a proporção. Também construiu as próprias ferramentas, para moldar o aço. Além disso, contou com o auxílio de dois ajudantes. “Algumas peças com menos mobilidade levamos a um serralheiro para adaptá-las”, frisou.

O arquiteto feirense falou ainda que imaginou o vaqueiro em alta performance, daí a ideia de participar do concurso. Ele disse que, inicialmente, confeccionou um protótipo, feito em latão e chapas de latão. Para tanto, utilizou trena, martelo, alicate e cortador de chapa. O artista, que se diz feliz por ter sido escolhido para realizar a obra, destacou que a miniatura será doada ao Museu Parque do Saber. “Entre quatro participantes, eu fui selecionado”, comemorou.

A ideia de realizar o prêmio de Cultura e Arte partiu da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), responsável pelo monumento, que será fixado na Avenida Olímpio Vital, em comum acordo com as obras do projeto Novo Centro.

Como vencedor do concurso, Danilo Freitas ganhou R$ 15 mil. Formado em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), em 2013, seu primeiro contato com as artes plásticas ocorreu no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), onde ele participou de um projeto de arte contemporânea. Desde então, desenvolve projetos que utilizam materiais sustentáveis ou menos nocivos à natureza, em seu estúdio, denominado D'ideia Arquitetura e Design de Móveis.



Cultura LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje