Prefeito de Salvador anuncia que vacinação contra Covid-19 deve começar dentro de 6 dias - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

Bahia

Prefeito de Salvador anuncia que vacinação contra Covid-19 deve começar dentro de 6 dias

14 de Janeiro de 2021 | 16h 22
Prefeito de Salvador anuncia que vacinação contra Covid-19 deve começar dentro de 6 dias
Foto: Reprodução/TV Bahia

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou, no início da tarde desta quinta-feira (14), que a vacinação contra a Covid-19, na capital baiana, poderá ser iniciada às 10 horas do dia 20 de janeiro. De acordo com o G1, a declaração foi dada após uma reunião entre prefeitos de todo o Brasil e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

De acordo com a prefeitura local, o Plano de Imunização de Salvador terá quatro etapas. Na primeira, o público alvo é composto por trabalhadores da Saúde; população idosa com 75 anos ou mais; pessoas com 60 anos ou mais e que vivem em instituições de longa permanência, asilos ou instituições psiquiátricas; indígenas, aldeados e povos de comunidades ribeirinhas.

Bruno Reis disse que, no próximo domingo (17), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fará a apreciação dos pedidos das vacinas. Após isso, o Ministério da Saúde iniciará o envio dos imunizantes aos estados. Segundo o prefeito, Pazuello informou que tem 8 milhões de doses disponíveis, a serem distribuídas, proporcionalmente, entre os estados, após o aval da Anvisa.

Caberá aos governos estaduais repartir as doses recebidas, também proporcionalmente, entre os municípios, de acordo com a quantidade de pessoas que integram os grupos prioritários de cada local. “Salvador, como tem, naturalmente, 572 mil pessoas componentes desse público, receberia as doses nessa proporção. A cidade está preparada e nossa expectativa é iniciar a vacinação já no dia 20, com a primeira dose disponibilizada”, ressaltou Reis.

Conforme o G1, o prefeito enfatizou ainda que a capital baiana pode aplicar 100 mil doses por dia e que tem insumos médicos, como seringas e agulhas, suficientes para a vacinação. Segundo ele, Salvador também dispõe dos locais de armazenamento necessários. “Temos capacidade para atender um universo de 100 mil pessoas por dia. Dispomos dos freezers, veículos para distribuição nas unidades de saúde, além de mais de 1 milhão de seringas e agulhas, para a aplicação”, assegurou.



Bahia LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje