O líder do Governo, vereador José Carneiro (PSL), em discurso proferido na tribuna da Câmara Municipal, nesta terça-feira (09), chamou a atenção para a falta de pagamento de salários aos oficineiros do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), órgão vinculado à Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).
“Eu queria perguntar a cada um dos senhores: o que é que os senhores acham do trabalho realizado pelos professores de música, teatro e dança ali no Cuca? Eu acho interessante! Agora, os senhores sabem que essas atividades podem ser paralisadas a partir do próximo semestre? Sabem por quê? Porque o Governo do Estado não paga aos professores desde novembro de 2014”, reclamou o edil.
Indignado, José Carneiro acrescentou: “a gente não pode se calar diante de fatos como esse. Será que o Governo do Estado não dá prioridade as questões tão importantes, como a música, o teatro, a dança? Então, fecha o Cuca, fecha imediatamente, porque aqueles senhores que estão lá trabalhando honestamente não podem continuar sem receber seus salários”, avalia.
Educação
Mudando de foco, o líder governista se pronunciou sobre as críticas do vereador Edvaldo Lima (PP) a respeito da situação da Escola Municipal Professora Maria Helena Queiroz, no bairro Fraternidade.
“Vossa Excelência (Edvaldo) questionou esta semana sobre a Escola Maria Helena de Queiroz. É verdade que essa escola foi interditada, ela está em processo de reforma. Agora, o que não foi dito é que a Secretaria de Educação do Município providenciou o aluguel de duas casas próximas à escola, já que na região não existe um prédio adequado para ela ser instalada”, disse José Carneiro, afirmando que o referido estabelecimento de ensino está funcionando em dois imóveis alugados, onde atende, de maneira satisfatória, todos os alunos.Ele lembrou que o vereador Edvaldo teria sugerido que a Comissão de Educação da Câmara fosse in loco visitar a Escola Municipal Professora Maria Helena Queiroz. “Vamos fazer também uma visita ao Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho, na Cidade Nova, bem como ao Colégio Estadual Eraldo Tinoco de Mello, localizada no Jomafa. Queria que Vossa Excelência solicitasse também da mesma Comissão para visitar a Escola Ernestina Carneiro, na Rua Nova”, pediu José Carneiro, insinuando que os estabelecimentos citados também apresentam problemas.
Em aparte, o vereador Edvaldo Lima (PP) disse que a sua preocupação com relação à Escola Professora Maria Helena Queiroz é, justamente, porque “as casas que foram alugadas pela Prefeitura não reúnem as condições mínimas e as crianças estão todas amontoadas. Por isso, eu pedi a presença da Comissão, para que pudesse verificar a situação e buscassem o encaminhamento para melhorar”, argumentou.
O oposicionista sugeriu ao Governo Municipal que alugasse um prédio adequado no centro da cidade, a fim de que fosse instalada a referida escola, e viabilizasse um transporte escolar para os alunos se deslocarem do conjunto Fraternidade até o estabelecimento de ensino. Em seguida, o líder do Governo descartou as sugestões do vereador Edvaldo Lima.