Num voo comercial com passageiros comuns e a presença do governador Rui Costa e assessores, foi inaugurada a rota entre Campinas e Feira de Santana.
O voo chegou a Feira de Santana vindo de São Paulo pouco antes das 14 horas.
O caráter de inauguração dado ao voo devido à participação do governador, atraiu para o aeroporto um grande número de pessoas ligadas à política. Junto aos demais presentes à espera do voo porque iam buscar os parentes ou por mera curiosidade, o desembarque foi demorado e tumultuado.
Como esta segunda-feira marcou o início da operação comercial, estavam também presentes os passageiros que iam embarcar para São Paulo.
Superlotada, a apertadíssima sala de embarque, que sequer possui cadeiras ou ar condicionado, transformou-se em um forno.
"Pela chegada aqui já tô preferindo voltar pra Salvador", reclamou o professor Sérgio Ricardo, inconformado com a demora para conseguir pegar sua mala e sair.
ÚNICO VOO
Campinas-Feira passa a ser o único voo do aeroporto de Feira de Santana. A Azul cancelou os dois iniciais que começaram a operar em setembro, para Salvador e Belo Horizonte (este com escala em Vitória da Conquista).
Os voos serão de segunda a sexta-feira, com saídas de Campinas às 12h16, e partidas de Feira de Santana às 14h.
Para incentivar a aviação regional, o governo da Bahia tem concedido redução no valor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) às companhias aéreas que atendam à população do interior. Além de Feira, outros terminais foram preparados no ano passado para receber voos.
Além do governador Rui Costa, o secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, empresários e representantes da Azul estiveram no primeiro avião a fazer oficialmente a rota.
"Temos planos para investir no interior da Bahia, fortalecendo a parceria com essas empresas e com a construção de novos aeroportos, como o de Vitória da Conquista, além do reforço nas estruturas que já existem, como a previsão de ampliação da pista e a criação de voos noturnos em Feira de Santana", disse o governador.
A aeronave que faz o trajeto tem capacidade para 106 passageiros, e é fabricada pela Embraer.
Quem optar por esse voo, pode fazer a opção de seguir pela mesma companhia, a partir de São Paulo, para mais de 50 conexões em destinos nacionais e para os Estados Unidos.
COMITIVA PARA SÃO PAULO
O governador Rui Costa deu entrevista coletiva e retornou a Salvador de helicóptero, enquanto um grupo de empresários levado pela Associação Comercial embarcou para Campinas no voo de volta. A Associação Comercial pretende se reunir com a direção da Azul em São Paulo e pedir a abertura de outras linhas partindo de Feira de Santana.
Também embarcaram no avião até São Paulo o prefeito José Ronaldo e o presidente da Câmara de Vereadores, Ronny.