Uma exposição com imagens de São Francisco, colecionadas pelo empresário Armando Sampaio, será aberta nesta sexta-feira com vernissage a partir de 20 horas na galeria de arte Carlo Barbosa, no Cuca. A abertura para o público de “Os São Franciscos do mundo”, no horário de 8 ao meio dia e 14 às 18, será a partir de segunda-feira (13) até o dia 08 de maio.
Desde 1970 o empresário coleciona imagens do santo e o fascínio só fez crescer. Pesquisando sobre a vida do religioso que viveu na Idade Média e foi um reformador da igreja antes do protestantismo, mas sem romper com o catolicismo, Armando descobriu que havia muitas versões e leituras sobre a sua existência.
Armando conta que com o tempo formou a própria imagem de Francisco e passou a procurar por ele no homem contemporâneo. Segundo a apresentação da exposição, tem encontrado muitos, ou pelo menos um pedaço dele em muitos.
“Às vezes vejo um no jovem promissor interessado em aprender, voluntarioso, contraditório e rebelde. Em jovens outros desprovidos de sorte e apoio, mergulhados na violência e nas drogas. No dedicado pai de família disposto à luta pela sobrevivência da família e na mulher guerreira, na defesa de sua prole, dependendo de ajuda pública para ter um mínimo de saúde, segurança, escolaridade”.