Stédile justifica fala de Lula sobre exército do MST - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quarta, 04 de dezembro de 2024

Política

Stédile justifica fala de Lula sobre exército do MST

11 de Março de 2015 | 14h 59

Líder dos Sem Terra diz não ver problema nas manifestações convocadas pela direita

Stédile justifica fala de Lula sobre exército do MST

Um dos fundadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) João Pedro Stédile confirmou que haverá "manifestação a favor da Petrobras" na próxima sexta-feira (13), em antecipação aos protestos contra o governo marcados para domingo (15).

“Nós vamos sair antes. Vamos fazer protestos em favor da Petrobras e também pelas causas do nosso movimento”, disse Stédile ao participar nessa terça-feira (10) do programa Espaço Público, da TV Brasil. “As ruas são democráticas. As ruas são a única forma de o povo se politizar. Eu não vejo problema em que a direita chame manifestações, desde que respeite as nossas.”

Ele respondeu ainda a uma pergunta sobre declaração do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por ocasião de outra manifestação pró-Petrobras, em fevereiro. Lula disse que queria “paz e democracia”, mas que também “sabia brigar", sobretudo quando o Stédile colocasse "o exército dele" nas ruas. Segundo o líder do MST, o “exército” citado pelo ex-presidente não é no sentido bélico e sim da mobilização social que o MST poderia trazer.

“Eu estava lá naquele ato e disse ao Lula que estávamos sendo atacados pela burguesia e que tínhamos de defender a Petrobras nas ruas. Disse a ele: 'Você, Lula, é o líder popular que pode levar o povo às ruas'. E aí o Lula falou aquilo de 'exército do Stédile'”.

O líder do MST defendeu também a reforma política. Para ele, o financiamento feito por empresas faz com que o candidato eleito não se comprometa com a população, e sim com quem financiou a campanha. A reforma política, para Stédile, é a melhor forma de combater a corrupção no país.



Política LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje